O Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do país onde atua desde 1982. A matriz brasileira responde pela maior parte dos resultados do Santander Global que tem foco em operações de varejo. A instituição está presente em todas as regiões do país por meio de uma ampla estrutura na qual é composta por agências, Postos de Atendimento Bancário (PABs) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação bastante diversificada de suas atividades, em que vale destacar a atuação no segmento de varejo com a operação do banco sendo uma das mais relevantes neste setor que tem mostrado boa recuperação nos últimos meses ii) Perspectiva de melhora da economia para os próximos trimestres favorece as atividades da instituição iii) Indicadores de solidez sólidos, o que permite potencial de alavancagem ; iv) Elevado retorno via dividendos aos acionistas v) Busca pelo aumento da eficiência ; vi) Melhora do mix na carteira de crédito, com maior participação das Pessoas Físicas, o que está permitindo melhor controle das despesas com provisão para devedores duvidosos.
Em relação aos pontos negativos , relacionamos os seguintes: i) Concorrência cada vez mais acirrada entre os grandes bancos, principalmente devido a atuação dos bancos públicos ii) A queda dos juros diminui a margem de ganho nos spreads do banco iii) Situação econômica da Espanha, onde fica o controlador ainda encontra-se comprometida o que pode ter efeitos negativos sobre o controlador e consequentemente sobre a operação brasileira do grupo iv) O cenário econômico brasileiro ainda apresenta sérias dificuldades o que pode afetar o nível de inadimplência e consequentemente as operações do banco.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI