O Grupo Mateus é um conjunto de empresas brasileiras que atua em diversos estados do Norte e Nordeste tendo atuação no setor de supermercados.
A receita líquida do Grupo Mateus teve um crescimento de aproximadamente 116,0% de 2020 a 2023 mais do que dobrando assim o que provavelmente foi oriundo da expansão das suas operações através da abertura de novas lojas.
O Ebit (Lucro Operacional) apresentou avanço de 63,6% na mesma base comparativa o que pode ser considerado bom mas não foi na mesma escala que a expansão das vendas líquidas demonstrando que a companhia teve perda de margem no período podendo ser causado por uma piora no mix de vendas, falta de ganhos na economia de escala já que investiu bastante para o crescimento das suas operações e tais investimentos ainda estão passando pelo processo de maturação, etc...
Em relação a dívida bruta esta teve o crescimento de 216,4% durante o mesmo período de comparação o que sinaliza que boa parte do seu crescimento foi financiado com capital de terceiros, porém seu nível de endividamento ainda é bastante confortável com a dívida bruta representando somente 45,0% do patrimônio líquido do Gruo Mateus.
Assim como o Ebit, o lucro líquido apresentou crescimento também (68,2%) mas não na mesma escala da receita líquida pelos motivos possivelmente já citados e ainda em razão do aumento do endividamento levando a companhia assim a incorrer em maiores despesas financeiras colaborando para pressionar o resultado final.
Apesar da perda de margens, atualmente o Grupo Mateus negocia com considerável desconto em relação ao seu concorrente Assaí principalmente se considerarmos o P/L (Preço sobre Lucro), o que por um lado pode ser justificável devido ao Assaí ser um grupo bem maior tendo menos riscos assim, mas acreditamos que o forte crescimento do Grupo Mateus nesses últimos anos somado com a tendência de maturação dos seus investimentos levará esse desconto a ser reduzido o que nos faz recomendar Compra para suas ações (GMAT3).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.