Tekno

A TEKNO - TKNO4 é uma empresa brasileira que atua no ramo de pintura de superfícies metálicas pertencente ao grupo Tekno. Sua sede fica na cidade de São Paulo.

Já quanto aos seus serviços, a empresa conta com quatro linhas de pintura, são elas:

 - Standard: soluções de pré-pintura econômicas e versáteis, usada para revestimento de bobinas, chapas metálicas para uso interno e externo em condições favoráveis;

 - Premium: alto desempenho, grande variedade de cores e texturas, ideal para materiais de uso externo que existem resistência elevada;

 - Decorative: indicado para metais, feito com o alto padrão da coil coating, com uma excelente definição e durabilidade;

- Technical: tecnologia de pintura sob medida para ampliar o desempenho, a resistência e a performance da pintura. 

Entre os segmentos que a empresa atende estão a construção civil, linha branca de eletrodomésticos, móveis, embalagens metálicas, refrigeração, automotivo e outros.

Também é importante destacar que a empresa conta com pelo menos 420 colaboradores, entre diretos e indiretos, e já atendeu mais de 5 mil clientes.

Sua capacidade produtiva, atualmente, é de 37.2 toneladas de pré-pintado por hora, ou 893 toneladas de pré-pintado por dia, ou mesmo 300 mil toneladas de pré-pintado por ano.

A Tekno apresentou um crescimento de 52,3% na receita líquida desde 2020 representando assim um crescimento de aproximadamente 17,4% ao ano o que pode ser considerado bom apesar ter sido em 2022 o seu melhor ano quando as condições econômicas estavam melhores devido ao término da pandemia da COVID quando o consumo e os serviços voltaram com força.

O Ebit (Lucro Operacional) no mesmo período de comparação apresentou crescimento também apesar de ter comportamento parecido com a receita na qual nesse caso teve seu ápice em 2022, justamente no ano que a receita teve seu maior nível. A queda desde então neste indicador pode ter diversos fatores como: perda de clientes e market share que levou a redução na receita, piora no mix, menor poder de barganha junto aos fornecedores que elevaram o custo dos seus produtos, etc...

No entanto seu nível de endividamento é algo que chama a atenção já que é bastante baixo quase zerada, na qual desde 2021 vem tendo uma redução significativa.

Bem verdade que a lucratividade da empresa registrou um bom crescimento na mesma base comparativa, porém assim como na receita e ebit teve seu ápice em 2022 e desde então registrou queda.

Contudo há que se ressaltar que neste 1T24 todas as principais rubricas da empresa melhoraram quando comparado com mesmo período do ano passado o que sinaliza que a empresa pode estar num processo de retomada após um 2023 mais fraco.

Diante do exposto acima acreditamos que a empresa é uma microcap que aparentemente está se esforçando para atingir os níveis de 2022 quando apresentou os melhores indicadores dos últimos anos após o resultado do 1T24. Neste temos uma visão POSITIVA para as ações da Tekno (TKNO4)

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Papel: icone interrogacao
TKNO4
Cotação: icone interrogacao
65.00 icone historico
Tipo: icone interrogacao
PN
Data última cotação: icone interrogacao
17/05/2024
Empresa: icone interrogacao
Tekno
Min 52 semanas: icone interrogacao
58.01
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
191.620 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
73.00
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
2.948.000
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
4,75 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
0,65 icone historico
ROE: icone interrogacao
13.66 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,68 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
14.33 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
5,00 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
13.60 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.01 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
374.228 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
2148 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
208.634 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
295.436 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.01 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
73.748 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
281.467 icone historico
EBIT: icone interrogacao
13.553 icone historico
EBIT: icone interrogacao
38.286 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
12.741 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
40.344 icone historico


Entre em contato conosco