A HBR Realty – HBRE3 é uma empresa que se foca no desenvolvimento e administração de empreendimentos imobiliários, sua sede é em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.
Suas áreas de atuação são bem variadas, dividindo-se em algumas segmentos, como:
Prédios corporativos: comprando, incorporando, construindo ou comercializando edifício que atendem as necessidades das empresas;
Shopping Centers: que devem prezar por boas opções de pontos para lojistas e uma infraestrutura que visa comodidade e segurança;
Hotéis: realizando a prospecção e desenvolvimento de imóveis em parceria com as maiores redes hoteleiras do mundo;
Estacionamentos: administrando garagens nos grandes centros urbanos de SP, RJ, MT e MG;
Self Storage: um serviço destinado a armazenar em espaços exclusivos os documentos pessoas ou empresarias de pessoas e empresas;
Built to Suilt: desenvolvimento de um imóvel do que irá atender necessidades específicas de uma empresa;
Sale lease back: quando uma empresa resolve vender o seu imóvel a HBR Realty, porém ainda tem a necessidade de permanecer nele como locadora.
Como é recente sua negociação na bolsa brasileira, seus dados começam no 3T21, logo partindo desde o ano cheio de 2021 sua receita líquida já cresceu 74,5% até 2023 apesar do cenário desafiador de juros altos, o que dificulta a comercialização de imóveis.
Assim como as vendas líquidas, o Ebit (Lucro Operacional) também registrou avanço na mesma base comparativa mas numa escala menor, 43,7% o que pode ser considerado bom, porém houve perda de margem e alguns podem ter sido os fatores como piora no mix de vendas, falha na economia de escala, etc...
O nível de endividamento é confortável mas apresentou um aumento de 16,7% desde 2021, com tal aumento sendo provavelmente proveniente da necessidade de expandir suas operações que pode ser visto através do forte crescimento da receita em pouco tempo.
Apesar do crescimento apresentado das vendas e Ebit, o lucro líquido apresentou queda no mesmo período de comparação podendo ser proveniente do aumento do endividamento conforme já mencionado.
Diante disso temos recomendação de MANUTENÇÃO para as ações da HBR Realty(HBRE3), pois apesar de atualmente ser negociada a múltiplos atrativos e da capacidade de crescimento das operações houve perda nas margens da empresa o que colaborou para levar a queda no nível de lucratividade nos últimos anos.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.