A Vibra é considerada a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil em volume de vendas. A companhia foi constituída em 1971 para assumir as atividades de distribuição e comércio de produtos de petróleo e derivados, então realizadas pela sua controladora Petrobras. A empresa detém a maior capilaridade do mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes do Brasil, servindo mais de 8 mil postos de serviço com bandeira “BR” e, aproximadamente 14 mil clientes dos segmentos operacionais de grandes consumidores, produtos de aviação e outros.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Privatização tende a impulsionar sua lucratividade ; ii) Retomada da atividade econômica irá alavancar suas vendas, já que a renda da população irá crescer ; iii) Eletrobrás reconheceu uma dívida bilionária junto a companhia,o que levará ao fortalecimento do seu caixa e consequentemente de sua situação financeira; iv) Situação financeira confortável.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Retração da atividade econômica comprometeria suas vendas ; ii) Exposição as oscilações do preço das commodities que são negociadas pela companhia ; iii) Exposição a políticas governamentais devido a pressão da classe de trabalhadores rodoviários, o que pode gerar políticas não muito rentáveis para a companhia ; iv) Modelo de negócio marcado por baixas margens de lucro.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI