A companhia tem por objeto a fabricação e o comércio de ônibus, veículos automotores, carrocerias, tratores, autopeças, máquinas e motores industriais, aparelhos e móveis de ferro e aço, ferramentas, ferragens, cutelaria e estruturas metálicas. A linha de produtos da empresa abrange uma ampla variedade de modelos, compostos pelos grupos de ônibus rodoviários, urbanos, e micros, além dos ônibus completos com chassi e carroceria (família Volare). O grupo controla ainda o Banco Moneo S.A constituído para dar suporte ao financiamento dos produtos da companhia. Além disso, a empresa detém 40% de participação na Spheros (climatização e ar condicionado), 30% na Wsul (espumas para assentos), 65% na Apolo (soluções em plástico) e 10,8% na New Flyer Industries (produção de ônibus).
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Participação relevante no seu mercado de atuação, com 80,0% de market-share no segmento rodoviário; ii) Retomada da economia brasileira deve alavancar suas operações no mercado doméstico ; iii) Perspectivas promissoras para seu setor já que segundo pesquisa feita pelo IBGE em 2017 somente 49,0% dos municípios brasileiros que dispunha de serviço urbano coletivo tinham adaptado parcialmente a frota para pessoas com deficiência enquanto que 39,0% não possuíam nenhum tipo de adaptação ; iv) Boa Diversificação das receitas, já que estão bem distribuídas entre mercado interno e externo ; v) Adoção de várias medidas ao longo dos últimos anos que provavelmente continuará resultando em ganhos de margens.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes; i)Recessão econômica mundial e/ou brasileira, afetaria suas atividades devido a alta correlação das suas operações com a atividade econômica ; ii) O setor de ônibus sofre regulação do governo, o que pode desfavorecer a companhia em alguns casos ; iii) Forte concorrência devido aos vários fabricantes no Brasil e exterior.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI