O Grupo Profarma é um dos maiores players do setor de saúde do Brasil tendo atuação em varejo e distribuição com o objetivo de satisfazer todos os públicos: acionistas, indústrias, farmácias e consumidores.
Iniciou suas atividades em 1961 como distribuidora de produtos farmacêuticos. Em 2013 ingressou no varejo com a aquisição das marcas Drogasmil, Farmalise e Drogarias Tamoio. Em 2016 adquiriu a rede Rosário que possui a liderança no varejo do Centro-Oeste do Brasil. Em 2014 consolidou sua unidade de especialidades por meio da criação com a joint venture Profarma Specialty com a AmerisourgeBergen Coporation. Já em 2021 realizou a venda da Profarma Speccialty, encerrando sua atuação no segmento de Especialidades.
Em 2021, a companhia passou por uma reestruturação que teve como medidas:
- Abertura de um novo CD no Distrito Federal
- Ampliação do CD do Rio de Janeiro
- Nova estratégia de pricing
- Aumento da força de vendas
- Novo sistema de PDV na Rede d1000
- Evolução no modelo de avaliação de desempenho das equipes de lojas
- Ampliação da experiência digital dos consumidores
- Ampliação acelerada da linha de Marcas Exclusivas
- Desenvolvimento de categoria de genéricos
Em 2022 e 2023 suas medidas de reestruturação tiveram prosseguimento como: i) abertura de um novo CD em São Paulo ; ii) expansão do CD de Permambuco ; iii) incremento da base de clientes independentes ; iv) melhoria no mix de categorias e produtos ; iv) alavancagem decrescente ; v) reforço no CRM ; vi) reposicionamento da marcas Drogasmil e vii) redução do cliclo médio de caixa
Com tais medidas o nivel de alavancagem reduziu de 4,2x em 2018 para 2,1 x em 2023, margem ebitda subiu 0,9 p.p indo para 2,7% no mesmo período de comparação, o Retorno sobre Capital Investido (ROIC) saiu de 11,4% em 2021 para 15,5% em 2023 enquanto o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) foi para 9,0% em 2023 ante 6,6% em 2022.
Diante dos números apresentados da Profarma que comprova o sucesso das suas medidas implantadas até então temos uma recomendação de COMPRA para os papéis da empresa (PFRM3) sendo assim um case bem sucedido de turnaround.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI