Fundada em 1961, a WEG é uma companhia que atua nas seguintes unidades de negócios: Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD), Motores para Uso Doméstico, Tintas e Vernizes. Atualmente, a Empresa possui operações industriais em 12 países e conta com presença comercial em mais de 135 países. Produzindo inicialmente motores elétricos, a Firma começou a ampliar as suas atividades a partir da década de 80 através da produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.
A WEG apresenta uma gestão operacional sólida, com destaque para ganhos de eficiência e de lucros consistentes ao longo dos últimos anos. A boa diversificação da empresa, já que possui plantas em outros continentes, também é um diferencial, pois possibilita absorver ganhos de produtividade e logística decorrentes da integração das cadeias globais de produção.
A dispersão geográfica também pode ser vista nos mercados atendidos, tendo em vista que as vendas no exterior correspondem a mais de 50% da receita da companhia o que leva a Weg a aproveitar os momentos de cotação elevada do dólar.
Vale destacar ainda a sua inserção no segmento de energias renováveis, com ênfase para a produção de equipamentos que atendem a geração de energia solar e eólica, setores com alto potencial de investimento, diante das crescentes práticas ESG.
Por outro lado uma eventual desaceleração global pode gerar efeitos sobre os resultados da empresa, pois boa parte das suas linhas de negócio dependem diretamente da confiança industrial.
O recente tarifaço imposto pelos EUA representa um risco elevado para a Weg no curto prazo, pois houve imposições específicas aos produtos de cobre (como cabos e conectores elétricos), que são componentes usados pela companhia o que tende a reduzir sua margem de lucro.
A empresa espera mitigar a maior parte do impacto através da reestruturação das suas rotas de exportação.
Com uma presença global consolidada (fábricas nos EUA, México e outros países), além de um portfólio diversificado, a WEG possui flexibilidade estratégica para reagir a esse cenário de instabilidade no médio prazo.
Acreditamos que a WEG é favorecida pela diversificação das suas unidades de negócios, bem como pela exposição a diversos mercados. Vale frisar ainda que a Empresa conta com produtos de alta qualidade e um histórico de retornos constantemente altos. Contudo, acreditamos que os diversos pontos positivos destacados na companhia já estão refletidos nos atuais múltiplos da empresa o que nos faz recomendar MANUTENÇÃO para suas ações (WEGE3).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.