Fundada em 1952 em São Paulo, a Vulcabras atua na produção e comercialização de calçados e vestuários, com foco para o segmento esportivo. Atualmente, a Companhia detém o direito de produção da Olympikus, Under Armour, Mizuno e Botas Vulcabras. A Vulcabras possui ainda a marca Azaleia, cedida através de licenciamento para comercialização de calçados femininos no Brasil e no mundo, exceto Peru, Chile e Colômbia, onde a marca é comercializada através de subsidiárias e do Grupo Forus.
Como forma de diferenciar seus produtos frente aos grandes concorrentes esportivos internacionais, a Vulcabras investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento. Por estar inserida no mercado doméstico, a empresa possui menor time to market (tempo para o mercado) que os pares estrangeiros, levando em média 4 meses no processo de desenvolvimento e confecção de um produto, aproximadamente um terço dos concorrentes. Vale ressaltar ainda que o tempo médio de entrega é de cerca de 5 semanas, um quinto dos pares importados. Dessa forma, a companhia consegue agilidade para reagir às tendências e demanda local.
As vendas da Vulcabras são realizadas em sua maior parte por meio de mais de 10 mil distribuidores e seu público-alvo abrange diferentes classes sociais, conseguindo uma grande penetração no mercado brasileiro.
Os custos dos produtos da empresa estão fortemente relacionados às commodities, na qual a variação de preços tem impacto direto para as margens da Vulcabras. Como forma de minimizar o risco de eventuais quebras de oferta, a empresa conta com pelo menos dois fornecedores distintos para cada matéria-prima, o que permite negociar preço. O processo de produção em sua maior parte se localiza no nordeste do país.
Além da possibilidade de encerramento dos contratos de licenciamento, que impactaria negativamente para a Empresa, a reversão de benefícios fiscais também deve ser olhada com atenção, uma vez que estes compõem parte substancial do lucro líquido.
Entre 2020 a 2024 a receita da Vulcabrás registrou forte crescimento passando de R$ 1,2 bilhões para R$ 3,0 bilhões (avanço de aproximadamente 150,0%) o que pode ser oriundo de fatores como: i) expansão das operações ; ii) ganhos de market - share ; iii) melhora no mix de vendas, etc...
Já o Ebit (Lucro Operacional) saiu de R$ 47,1 milhões em 2020 e foi para R$ 548,2 milhões em 2024, um significativo crescimento de 10,6 vezes, tendo assim um forte avanço de 13,98 p.p na margem ebit. Além dos motivos já explicados na receita, podem ainda ter contribuído para este forte aumento a melhora na negociação com os fornecedores e maior otimização dos processos.
Apesar do forte aumento nas principais rubricas, a dívida bruta no mesmo período analisado manteve-se próximo da estabilidade passando de R$ 311,6 milhões (2020) para R$ 336,8 milhões (2024) com a Vulcabrás dependendo pouco de capital de terceiros para financiar seu forte crescimento. Com isso, o atual nível de endividamento da empresa permanece bastante confortável, já que a dívida bruta representa somente 12,0% do patrimônio líquido da empresa.
Por último, como consequência do forte avanço das principais rubricas, o lucro líquido da companhia também registrara forte aumento na qual saiu de R$ 31,6 milhões em 2020 e foi para R$ 569,9 milhões em 2024 levando assim a Vulcabrás a gerar significativo valor aos seus acionistas já que no mesmo período o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) foi de 2,81% para 27,01%.
Diante dos bons números apresentados pela companhia nos últimos anos e do seu posicionamento estratégico no setor de calçados que possui diferenciais como menor time to market (tempo para mercado) e menor tempo de entrega do que seus concorrentes recomendamos COMPRA para as ações da Vulcabrás (VULC3) com foco principalmente no longo prazo.
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