Telefônica Brasil

A Telefônica Brasil é a maior empresa de telecomunicações do Brasil, com aproximadamente 100 milhões de clientes, sendo 75 milhões no segmento de telefonia móvel na qual detém a liderança de mercado em âmbito nacional, e 19 milhões na operação fixa. A Telefônica Brasil fornece serviços de telecomunicações fixos e móveis em todo território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga, dados e serviços digitais, TV por assinatura e TI). O acionista controlador é o grupo Telefônica da Espanha que é um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo.  

A receita da companhia é dividida nos seguintes negócios:

Voz Fixa e Móvel – Os serviços de voz fixa incluem chamadas locais e chamadas de longa distância nacionais e internacionais, prestados em regime público e privado. Já nos serviços de voz móvel são oferecidos acesso à Internet de banda larga por meio de 3G, 4G e 4.5G, e também serviços de valor agregado (Vivo Meditação, Vivo Bem, Vivo HomeFix, Vivo BTFIT, Go Read, Ubook, Hube Jornais, Kantoo Inglês, NBA e NFL) planos pré-pagos com compartilhamento de dados, planos Família, caixa-postal e serviços de conversão de caixa-postal em mensagem de texto, identificador de chamadas, minutos de voz em pacotes limitados para móvel e fixo, toques diferenciados e serviços inovadores, como backup multimídia, serviços baseados em nuvem para salvar textos, aplicativos de entretenimento e de música, plataformas de publicidade, entre outros.

Serviços de Dados – Oferece banda larga fixa através de tecnologias como fibra (FTTH – fiber – to – the – home e FTTC – fiber – to – the – curb) e xDSL com velocidades que variam de 1Mbps a 300Mbps).

Serviços de TV por assinatura – Por meio desta, oferta TV por assinatura (TV Paga), serviços via DTH (“direct to home” um tipo especial de serviço que utiliza satélites para distribuição direta de sinais de rádio e TV aos assinantes). Atualmente, presta serviços de TV Paga por meio de DTH e IPTV (um tipo de serviço que oferece tecnologias de vídeo-difusão através do protocolo IP).Em 31 de dezembro de 2019 possuía 1,3 milhão de clientes de TV Paga, incluindo mais de 715 mil clientes de IPTV.

Uso de rede – Através desta, realiza a exploração de linha dedicada (EILD), conforme especificado no contrato de concessão e no termo de autorização. O EILD visa o aluguel de circuitos dedicados e protocolos de canal para a prestação de serviços. Além disso, oferece um portfólio completo de produtos por atacado, incluindo L2L, IP, ETHERNET e MPS.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Sólida situação financeira; ii) Elevado pagamento de dividendos; iii) Detém a liderança no segmento de telefonia móvel no Brasil ; iv) Resiliência na receita mesmo nos momentos de crise, devido as características do setor de atuação e a boa gestão da empresa ; v) Aumento nas adições líquidas de maior valor como os acessos móveis pós pagos, em detrimento da redução nos acessos pré - pagos.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Elevada concorrência no setor o que limita bastante o avanço das margens;  ii) O setor de telecomunicações requer constantemente altos investimentos, principalmente em tecnologia, levando a empresa a responder de forma rápida a eventuais mudanças;  iii) O setor da empresa é bastante regulado pelo governo, deixando a companhia vulnerável aos agentes públicos ; iv) Perdas em processos serem maiores do que a empresa já provisionou.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
VIVT3
Cotação: icone interrogacao
44.49 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Telefônica Brasil
Min 52 semanas: icone interrogacao
40.24
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
73.523.656 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
56.46
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.652.588.360
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
14,44 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,07 icone historico
ROE: icone interrogacao
7.41 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,39 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
9.62 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
9,64 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
14.41 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.27 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
123.859.000 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
18.525.500 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
23.496.500 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
68.664.700 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.27 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
13.545.600 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
52.924.900 icone historico
EBIT: icone interrogacao
2.039.940 icone historico
EBIT: icone interrogacao
7.625.790 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
895.631 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
5.090.350 icone historico


Entre em contato conosco