Considerada a maior varejista de joias do Brasil, a Vivara atua no setor há mais de 60 anos. A Empresa possui marcas reconhecidas como Vivara e Life by Vivara, Vivara Watches, Vivara Fragrances e Vivara Accessories, com foco em joias, relógios, perfumes e acessórios. Somado a isso, a empresa apresenta um modelo de negócio verticalizado e de multicanalidade, o que se configura no gerenciamento de toda a cadeia produtiva, desde a produção, logística até a comercialização dos produtos ofertados. A Vivara possui presença em todo território nacional, porém, concentrada especialmente nas regiões sudeste e sul, sendo que as lojas operam majoritariamente em shopping centers.
Desde 2007, a Vivara possui a liderança no mercado brasileiro de joias com atuação a mais de 60 anos no setor. A companhia possui 99% de suas lojas em shoppings com participação de 20% no mercado em que está inserida tendo amplo posicionamento para clientes de diferentes perfis socioeconômicos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2 milhões de clientes ativos entre os quais a maior parte está concentrada na faixa etária de 31 a 40 anos.
A companhia vem focando ainda no aumento de eficiência através da implantação de novos processos de fundição e de purificação para novos designs além da conclusão do projeto de implementação da nova fábrica que pretende triplicar o volume produzido em 5 anos.
Grande parte dos seus custos estão atrelados a variação das commodities metálicas. Como estratégia para driblar essas variações em épocas de alta do ouro como vem acontecendo atualmente a companhia procura produzir joias mais vazadas e com menos uso do metal.
Diante disso vamos a análise dos números dos últimos anos:
A receita da empresa passou de R$ 1,04 bilhões em 2020 para R$ 2,58 bilhões em 2024 mais do que dobrando neste período que pode ter sido oriundo de diversos fatores como: Expansão da rede de lojas (físicas), Sucesso da linha Life que é uma marca mais acessível ao público jovem que cresceu aproximadamente 50,0% em 2024 ganhando assim relevância no mix de vendas, Estratégia omnichannel e vendas digitais, Maior base de clientes ativos e Segmento resiliente e gestão sólida em que o público da empresa é voltado para renda alta que sofre menos com as crises econômicas e inflação.
Já o Ebit na mesma base de comparação teve crescimento ainda maior passando de R$ 205,7 milhões para R$ 606,0 milhões levando assim a um aumento na eficiência que pode ter tido como origem alguns fatores como: Modelo verticalizado de produção em que a companhia fabrica maior parte de suas peças tendo assim forte controle sobre os insumos o que reduz também a dependência de fornecedores externos, Escala e diluição de despesas operacionais através da abertura de novas lojas levando a diluição dos custos fixos, Crescimento das vendas digitais e omnichannel na qual este tipo de operação tem menor custo por venda e Mix de produtos de maior valor agregado.
Apesar do crescimento forte da receita, a dívida da empresa manteve-se praticamente estável no mesmo período de comparação sinalizando que a Vivara utilizou em sua maior parte recursos próprios para financiar seu crescimento. Devido a isso o nível de endividamento da empresa é bem confortável com a dívida bruta representando atualmente somente 17,0% do patrimônio líquido da mesma.
Por último devido aos fatores mencionados acima o lucro líquido teve boa expansão passando de R$ 146,7 milhões em 2020 para R$ 653,4 milhões em 2024 comprovando assim a gestão eficiente da empresa com o ROE passando de 12,5% para 26,17% na mesma base comparativa.
Diante dos números apresentados acima que comprova a boa gestão da empresa focada no retorno ao acionista recomendamos Compra para as ações da Vivara (VIVA3).
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