Líder no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos do Brasil, a Vamos atua neste segmento há mais de 20 anos, por meio de sua antiga controladora, a JSL S.A.
Atualmente, a Companhia é controlada pela Simpar e possui 62 lojas com cobertura nacional distribuídas em 15 estados. O principal negócio da Empresa gira em torno da locação de longo prazo de ativos fundamentais para a operação de seus clientes.
Companhia que se caracteriza por ter um fluxo de caixa previsível já que seus contratos de locação tem prazo médio de 5 anos.
Um outro diferencial da empresa é a experiência no segmento de atuação somada com a escala na aquisição de ativos e o bom relacionamento com as principais montadoras do país o que leva a firma a aumentar seu poder de negociação.
No Brasil, a penetração histórica de locação ainda é baixa (algumas fontes citam penetração ~1–3% do parque veicular), o que sugere espaço estrutural para crescimento doméstico, sobretudo se fatores como modernização de frota e outsourcing de ativos se intensificarem.
Ainda sobre as perspectivas vale dizer ainda que há crescimentopotencial de renovação de frota (idade média alta), da expansão de serviços (telemetria, carbono zero, elétricos em carteira) além dos ganhos por escala.
O principal risco da empresa são as possíveis mudanças no hábito dos seus clientes que podem passar a preferir a compra do que o aluguel dos equipamentos e veículos. Além disso a utilização dos caminhões autonômos pode ser outro risco já que estes deixarão de ser ativos se tornando serviços.
Entre 2020 a 2024 a receita da empresa teve fortes oscilações, porém registrou bom crescimento já que saiu de R$ 1,5 bilhões e foi para R$ 4,7 bilhões. Entre os fatores que explicam esse comportamento estão: i) Crescimento agressivo da frota e da base de contratos; ii) Aquisições e expansão geográfica com a empresa executando aquisições estratégicas e ampliando assim sua atuação para novos segmentos e regiões e; iii) Efeitos contábeis e de consolidação já que a companhia consolidou novas subsidiárias e ampliou suas linhas de negócio (locação, concessionárias, indústria).
No mesmo período o Ebit atingiu R$ 2,6 bilhões em 2024 ante R$ 369,6 milhões em 2020 sendo maior que a receita o que levou a Vamos a ter ganhos de margens nos últimos anos oriundo de fatores como: i) Expansão agressiva da frota e diluição de custos fixos já que mais do que dobrou a frota de locação; ii) Maior participação da locação no mix de receitas que possui margens superiores aos demais segmentos; iii) Ganhos de sinergias das aquisições e; iv) Escala de negociação com montadoras por meio da expansão de frota e o volume elevado de compra de caminhões, a VAMOS passou a negociar condições mais vantajosas com montadoras, obtendo descontos relevantes.
Por outro lado a dívida bruta teve forte aumento ao sair de R$ 2,9 bilhões em 2020 e ir para R$ 14,5 bilhões em 2024 levando assim a companhia a ter uma elevada alavancagem já que o nível de endividamento atual da empresa é igual a 6,33, ou seja, a dívida da Vamos equivale a 6,3 vezes o patrimônio dela tendo assim um risco alto.
Apesar da elevada alavancagem da empresa que foi em parte impulsionada pelo agressivo aumento na selic nos últimos anos, o lucro líquido da companhia totalizou R$ 381,0 milhões em 2024 contra R$ 179,2 milhões em 2020.
A Vamos apresentou bons números nos últimos anos diante da estratégia assertiva de expansão das suas operações. Logo, devido as perspectivas favoráveis para o setor, e a expectativa de início no corte da selic que tende a impulsionar os resultados da empresa devido a sua alta alavancagem temos recomendação de COMPRA para suas ações (VAMO3).
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