Vale R Doce

A Vale S.A. (ex Vale do Rio Doce) é uma das principais mineradoras do mundo, possuindo um dos maiores valores de mercado entre as companhias brasileiras. Atualmente está presente em aproximadamente 30 países, sendo a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel, além de também produzir manganês, ferro-ligas, carvão térmico, cobre, cobalto, e subprodutos de metais do grupo platina, ouro e prata. Suas linhas de negócio se dividem em:

Minérios ferrosos – Inclui a extração de minério de ferro e produção de pelotas, bem como os corredores norte, sul, sudeste e centro-oeste além de ferrovias, portos, terminais e embarcações, vinculados às operações de mineração. A exploração de minério de manganês e a produção de ferro-ligas também estão incluídos nesta divisão.

Metais básicos – Compreende a produção de minerais não ferrosos, assim como as operações de níquel (coprodutos e subprodutos) e cobre.

Carvão – Nesta linha são compreendidas a extração de carvão e serviços de logística relacionados. As operações de logística da Vale são conduzidas essencialmente em Moçambique através da sua subsidiária Vale Moçambique S.A (“Vale Moçambique”), onde está intensificando suas operações de carvão metalúrgico e térmico.

Infraestrutura logística – A Vale detém a liderança em operação de serviços de logística no Brasil e em outras regiões do mundo, com ferrovias, terminais marítimos, centros de distribuição e portos. Dois dos seus quatro sistemas de minério de ferro possuem uma rede ferroviária integrada a instalações portuárias e terminais. Além disso, possui uma participação na MRS Logística S.A (“MRS”), que transporta seus produtos de minério de ferro das minas do Sistema Sul aos terminais marítimos, e na V.L.I S.A. (“VLI”), que fornece soluções logísticas integradas para cargas em geral, através de ferrovias e terminais terrestres e marítimos no Brasil. A Vale opera a infraestrutura logística como forma de apoiar suas operações de carvão no Sudeste da África. Freta navios a granel para transportar os produtos que comercializa com base em custo e frete (“CFR”) para seus clientes.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Presença global, com manutenção de operações em vários continentes, reduzindo assim o risco geográfico; ii) Crescimento econômico da China tende a se manter em taxas elevadas, ajudado pelo programa de estímulo ao crédito no país, o que fomenta a demanda por minério de ferro ; iii) O minério de ferro extraído da Vale do Rio Doce é considerado de alta qualidade, o que ajuda no seu poder de barganha ; iv) Elevada geração de caixa ; v) Diversas iniciativas para redução de custos e melhora das suas operações.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Oscilações da economia chinesa representam forte impacto na cotação do minério de ferro, que tem participação relevante na receita da empresa ; ii) Queda no preço do minério de ferro tende a afetar negativamente o preço das ações da companhia;  iii) Riscos operacionais relacionados as barragens de rejeitos ;  iv) Aumentos na CFEM (Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) tende a afetar as margens da companhia e a competitividade do minério de ferro brasileiro no mercado internacional.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

Papel: icone interrogacao
VALE3
Cotação: icone interrogacao
60.83 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Vale R Doce
Min 52 semanas: icone interrogacao
59.71
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
276.107.831 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
77.90
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
4.539.007.580
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
7,13 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,47 icone historico
ROE: icone interrogacao
20.68 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,34 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
18.78 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
3,35 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
39.97 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.39 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
458.033.000 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
73.312.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
87.571.000 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
187.211.000 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.39 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
41.891.000 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
206.116.000 icone historico
EBIT: icone interrogacao
14.601.000 icone historico
EBIT: icone interrogacao
82.391.000 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
8.291.000 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
38.710.000 icone historico


Entre em contato conosco