Usimnas

A Usiminas é um dos maiores grupos siderúrgicos do Brasil, atuando de forma verticalizada ao longo da cadeia de aço, com atividades nas áreas de mineração, logística, bens de capital, centros de serviço e soluções customizadas para a indústria. Além disso, a companhia oferece um amplo portfólio de produtos, como a linha completa de aços planos, atendendo tanto a indústria brasileira quanto parques fabris internacionais. A empresa foi a primeira a ser privatizada dentro do programa de desestatização no início dos anos 90.   

A receita da companhia é dividida nos seguintes negócios:

Mineração – Possui ativos minerários com reservas potencialmente lavráveis estimadas em 2,36 bilhões de toneladas.

Siderurgia – Produz e vende os seguintes produtos laminados planos de aço carbono: placas, chapas grossas, produtos laminados a quente, produtos laminados a frio (não-revestidos), eletrogalvanizados e galvanizados por imersão a quente (revestidos). Além disso produz e comercializa itens classificados como “ Outros Produtos “ que são aqueles gerados no processo produtivo siderúrgico ou de apoio à produção de aço como os produtos fundidos, forjados, não – laminados, carboquímicos, serviços de relaminação de placas e alienados. 

Transformação de Aço – Voltado para os mercados de distribuição, industrialização, além de fabricar tubos de pequeno diâmetro oferecendo aos clientes produtos de alto agregado. Atende diversos setores como Automobilístico, Autopeças, Construção Civil, Distribuição, Eletroeletrônico, Máquinas e Equipamentos, Utilidades Domésticas, dentre outros.

Bens de Capital – Por meio deste atua em Estruturas Metálicas, Naval e Offshore, Óleo e Gás, Equipamentos Industriais, Montagens Industriais e Fundição e Vagões Ferroviários.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Retomada da economia brasileira e mundial deve alavancar suas operações; ii) Portfólio diversificado de produtos o que permite atuar em vários setores; iii) Forte presença em regiões industrializadas do país e que concentram metade do PIB doméstico ; iv) Nível de endividamento abaixo das principais concorrentes ; v) Boa capacidade de gestão, que foi comprovada com a reestruturação operacional e financeira feita nos últimos anos.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) A atual crise da pandemia do coronavírus tende a comprometer o desempenho operacional no curto prazo;  ii) Boa parte da sua dívida onerosa está em moeda estrangeira, o que compromete a sua lucratividade em caso de forte volatilidade no câmbio;  iii) O setor siderúrgico tem característica cíclica; iv) Alta concorrência no setor;  v) Nível de rentabilidade abaixo dos seus principais pares nos últimos anos.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
USIM3
Cotação: icone interrogacao
7.17 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Usimnas
Min 52 semanas: icone interrogacao
5.99
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
8.984.577 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
10.86
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.253.079.108
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
9,65 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
0,38 icone historico
ROE: icone interrogacao
3.91 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,34 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
3.50 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
64,65 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
0.52 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.25 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
39.444.500 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
6.047.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
17.131.200 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
23.843.300 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.25 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
6.222.820 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
26.605.900 icone historico
EBIT: icone interrogacao
121.848 icone historico
EBIT: icone interrogacao
138.976 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
14.381 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
931.175 icone historico


Entre em contato conosco