A Ultrapar é uma companhia holding, sendo um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Possui aproximadamente 80 anos de atividade e atua nos setores de distribuição de combustíveis, por meio da Ipiranga e Ultragaz, na indústria de especialidades químicas com a Oxiteno, no segmento de armazenagem para granéis líquidos através da Ultracargo e no varejo farmacêutico com a Extrafarma. Em todas as áreas de atuação, a companhia possui relevante participação de mercado como por exemplo no segmento de distribuição de combustíveis em que possui 22,0 % de market share.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Boa diversificação, com atuação em vários setores como distribuição de combustíveis, especialidades químicas e farmácia ; ii) Atuação em segmentos amadurecidos e resilientes através da Ultragaz e Extrafarma, o que contribui para a resiliência de seus resultados ; iii) Confortável Situação Financeira ; iv) Perspectivas bastante favoráveis no segmento farmacêutico, com a tendência de envelhecimento da população, e no segmento de distribuição de combustíveis, com a retomada da economia e as estratégias de expansão e diferenciação ; v) Posição relevante em seus mercados de atuação com a liderança em alguns destes ; vi) Elevado nível de payout,, ou seja a empresa distribui a maior parte do lucro aos seus acionistas ; vii) Estratégia de geração de valor no segmento Químicos através de um melhor mix de venda com maior atuação dos glicóis.
Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Nova intervenção do governo federal nos preços dos combustíveis, já que nesse caso a empresa teria que manter o preço dos combustíveis em patamares mais baixos para não perder mercado ; ii) Retração da atividade econômica, o que poderia impactar alguns negócios da companhia ; iii) Desvalorização do dólar que afeta negativamente as exportações da Oxiteno, braço químico da companhia.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI