A Suzano é uma empresa de base florestal, com atuação nos segmentos de celulose de mercado, celulose fluff, papel, papel cartão e papel tissue. Com atuação internacional, possui escritórios de representação na China e Inglaterra e controladas nos EUA, Suíça, Argentina e Áustria, sendo considerada uma das maiores empresas com capacidade estrutural para distribuição de papéis e produtos gráficos da América do Sul. Além disso, a companhia possui três fábricas integradas de celulose e papel, sendo duas em São Paulo e uma na Bahia, uma fábrica de papel não-integrada no estado de São Paulo, uma de produção de celulose no estado do Maranhão e a FuturaGene. Suas linhas de negócio se dividem em:
Celulose – Abrange as atividades de produção e comercialização de celulose de mercado de fibra curta de eucalipto e fluff para abastecimento essencialmente das demandas do mercado externo, com excedente sendo destinado ao mercado interno.
Papel – Abrange as atividades de produção e comercialização de papel não revestido, revestido, papel cartão e tissue.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Presença global, com atuação em vários países, reduzindo assim o risco geográfico; ii) Crescimento econômico da China tende a se manter em taxas elevadas, o que sustentará a demanda por celulose; iii) A empresa está implementando uma série de iniciativas, que tendem a melhorar suas margens e por consequência seu resultado final; iv) Elevada geração de caixa.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Elevado nível de endividamento, sendo grande parte em moeda estrangeira, o que torna o resultado final bastante vulnerável as oscilações da taxa cambial; ii) Seus produtos tem alta correlação com o nível de atividade econômica global, com a recessão mundial podendo comprometer adversamente a demanda da celulose; iii) Real apreciado é prejudicial as vendas da companhia; iv) Enfraquecimento da economia chinesa afeta adversamente o preço da celulose, já que a China é o principal consumidor mundial da commodity.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI