Sao Martinho

A São Martinho é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil. A companhia compra, cultiva, colhe e processa a principal matéria-prima usada na produção de açúcar e álcool, a cana de açúcar. Em seu portfólio existem quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis (SP), Iracema, em Iracemápolis (SP), Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP), e Boa Vista, em Quirinópolis (GO), sendo que a última integra a Nova Fronteira Bioenergia, empresa formada em junho de 2010 por meio da joint venture entre o Grupo São Martinho e a Petrobrás Biocombustível. As usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz atuam na produção de açúcar e etanol enquanto a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas as usinas, exceto a usina de Miracema geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente. O grupo São Martinho atua nos seguintes segmentos:

Açúcar – As usinas da companhia produzem vários tipos de açúcar bruto. Nos últimos anos, o principal produto produzido tem sido o VHP, um tipo de açúcar padrão negociado no mercado internacional. Na safra 2018/2017 o açúcar representou 49,0% da receita líquida da empresa.

Etanol – A companhia produz etanol hidratado, utilizado nos tanques dos carros movidos a etanol; etanol anidro, que é misturado com a gasolina como aditivo para abastecer os tanques dos veículos movidos à gasolina; e etanol industrial que é usado principalmente na produção de tintas, cosméticos e bebidas alcoólicas. O etanol hidratado e anidro representaram 21 e 22% respectivamente da receita líquida da empresa na safra 2017/2018.

Negócios Imobiliários – Foram lançados na safra 14/15 dois empreendimentos imobiliários – Recanto das Paineiras e Park Empresarial de Iracemápolis que estão localizados na região de Limeira, interior de São Paulo. Na safra 15/16 foi lançado o empreendimento Nova Pradópolis, na região de Pradópolis que fica próxima a Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Outros Produtos – A companhia ainda produz levedura (usada como ração animal), óleo fúsel (que é usado como solvente e na fabricação de explosivos e álcool amílico puro) e bagaço (a fibra que sobra após a extração do caldo da cana de açúcar, usada como fonte de energia) como subprodutos da produção de açúcar e etanol da empresa. A levedura e o óleo fúsel são vendidos para clientes no Brasil e o bagaço é usado para gerar todo vapor e eletricidade necessários à operação das suas usinas sendo que o excedente é vendido principalmente para produtores de suco de laranja no Brasil.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Suas usinas estão próximas aos terminais e armazéns portuários de Santos, além de possuir um ramal ferroviário dentro da unidade de São Martinho reduzindo assim o tempo de entrega e os custos logísticos; ii) Gestão eficiente e sólida experiência do grupo controlador, que atua há mais de 40 anos dentro do setor ; iii) Alto nível de mecanização das suas terras, tendo assim uma produtividade maior que suas concorrentes ; iv) Confortável situação financeira ; v) Localização próxima das suas usinas e terras, o que somado com o alto nível de mecanização faz a empresa conseguir ter um menor custo de transporte, o que colaborou para ter sólidas margens nos últimos anos.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Endividamento em dólar, o que torna a empresa vulnerável as oscilações bruscas da taxa de câmbio;ii) Desaceleração da economia brasileira e mundial; iii) Condições climáticas que estão fora do controle da companhia podem afetar a produção das suas terras comprometendo assim seus resultados ; iv) Quebra de safra pode afetar adversamente os negócios da companhia ; v) Mercado de atuação da empresa possui elevada concorrência.

Papel: icone interrogacao
SMTO3
Cotação: icone interrogacao
32.37 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Sao Martinho
Min 52 semanas: icone interrogacao
25.80
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
11.459.346 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
40.59
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
354.011.329
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
7,76 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,67 icone historico
ROE: icone interrogacao
21.51 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,66 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
21.42 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
10,64 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
15.62 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.37 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
20.371.400 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
9.411.580 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
6.229.160 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
6.862.370 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.37 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
2.421.760 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
6.891.740 icone historico
EBIT: icone interrogacao
127.702 icone historico
EBIT: icone interrogacao
1.076.730 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
627.282 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
1.476.280 icone historico


Entre em contato conosco