A Rumo é uma empresa brasileira que presta serviços logísticos de transporte ferroviário de armazenagem e elevação portuária. A companhia nasceu em 2016 resultado da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística. No presente momento, a companhia é a maior operadora ferroviária do país, tendo aproximadamente 13.500 km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33 mil vagões, atuando nas regiões Centro – Oeste, Sul, Sudeste e Norte, onde quatro dos portos mais ativos do Brasil estão localizados e através dos quais a maior parte dos grãos do país é exportada. Com isso, as unidades de negócio da companhia se divide em:
Operações Norte – Compreende as concessões detidas pelas subsidiárias Rumo Malha Norte e Rumo Paulista, que possuem prazo até maio de 2079 e dezembro de 2058 (incluindo os respectivos prazos de prorrogação), respectivamente. Além disso, a companhia detém terminais de transbordo nos Estados de Mato Grosso e São Paulo, além dos terminais portuários T16 e T19, detidos integralmente pela empresa, e outros terminais em que a companhia possui participação societária em conjunto com parceiros estratégicos, como terminal XXXIX S.A (49,6%), Terminal Marítimo do Guarujá S.A – TERMAG (19,8%) e Terminal de Granéis do Guarujá S.A – TGG (9,9%).
Operações Sul – Detém uma malha que se estende aos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O segmento Operações Sul transporta principalmente commodities agrícolas como grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo, bem como fertilizantes, além de produtos industriais como combustíveis, papel e celulose, cimento e produtos siderúrgicos.
Operações Central – Ainda em fase pré-operacional.
Operações com Conteinêres – Compreende as operações da subsidiária Brado Logística em que há o transporte de produtos agrícolas bem como produtos industriais.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Possui exclusividade na exploração das suas vias ferroviárias; ii) Encontra-se bem capitalizada para investimentos em novos projetos; iii) Suas malhas cobrem os principais estados produtores agrícolas e industriais; iv) Ciclo favorável para as commodities favorece as operações da empresa; v) O modal ferroviário brasileiro possui alto potencial de crescimento no país.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Elevado nível de endividamento em moeda estrangeira, o que torna o resultado final vulnerável as oscilações da taxa cambial; ii) Desaceleração por commodities compromete as suas operações ; iii) Os investimentos em melhoria e ampliação da infraestrutura são elevados, o que pressiona o fluxo de caixa ; iv) Enfraquecimento da economia chinesa afeta adversamente suas operações, já que a China é o principal consumidor mundial de commodities ; v) Risco político e regulatório já que o setor é regulado pelo estado.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI