A 3R Petroleum é uma empresa de pequeno porte e independente que atua no setor de óleo e gás. A companhia foca no redesenvolvimento de campos maduros localizados em terra (onshore) e em águas rasas (shallow water).
Seu plano de expansão consiste em dois pilares: crescimento orgânico, por meio da revitalização de seu portfólio, e crescimento inorgânico, a partir de oportunidades de aquisição de ativos maduros, principalmente da Petrobras.
Desde 2019, a Petrobras passou a focar em seus ativos do pré-sal devido à maior produtividade e menores custos envolvidos na exploração.
Diante disso, a estatal tem adotado uma política de desinvestimento agressiva, negociando ativos de seu portfólio de campos de petróleo maduros terrestres e em águas rasas.
Neste contexto, o histórico de aquisição de ativos da estatal pela 3R Petroleum se iniciou com a assinatura do contrato de compra do Polo Macau, na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Desde então, a Companhia tem realizado diversas negociações neste âmbito, dentre as quais vale mencionar: aquisição dos Polos Pescada (RN), Papa-Terra (RJ), Potiguar (RN) e Peroá (ES).
Devido a política agressiva de aquisições, a dívida bruta da empresa tem aumentado de maneira significativa já estando em aproximadamente R$ 8,5 bilhões (3T23) ante R$ 1,04 bilhões (3T22) o que vem ajudando a pressionar seus resultados por ora.
No curto prazo a tendência é de seus resultados seguirem pressionados devido aos custos para desenvolver os ativos recém adquiridos além das despesas relacionadas a dívida da empresa.
Logo, a 3R Petroleum ainda tem um trabalho longo de execução pela frente que precisa ser bem sucedido para se tornar uma companhia com rentabilidade atrativa e consistente.
Pontos Positivos:
- Expansão da produção tanto de óleo quanto de gás
- O ambiente de atuação tem concorrência limitada
- Estratégia de desinvestimento da Petrobrás pode gerar oportunidades
- Consolidação dos ativos de seu portfólio
Pontos negativos:
- Preço do petróleo sujeito as condições macroeconômicas mundiais
- Erro na execução das aquisições
- Aumento do endividamento
- Aumento do custo de produção e extração
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI