Rumo Logistica

A Rumo é uma empresa brasileira que presta serviços logísticos de transporte ferroviário de armazenagem e elevação portuária. A companhia nasceu em 2016 resultado da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística. No presente momento, a companhia é a maior operadora ferroviária do país, tendo aproximadamente 13.500 km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33 mil vagões, atuando nas regiões Centro – Oeste, Sul, Sudeste e Norte, onde quatro dos portos mais ativos do Brasil estão localizados e através dos quais a maior parte dos grãos do país é exportada. Com isso, as unidades de negócio da companhia se divide em:    

Operações Norte – Compreende as concessões detidas pelas subsidiárias Rumo Malha Norte e Rumo Paulista, que possuem prazo até maio de 2079 e dezembro de 2058 (incluindo os respectivos prazos de prorrogação), respectivamente. Além disso, a companhia detém terminais de transbordo nos Estados de Mato Grosso e São Paulo, além dos terminais portuários T16 e T19, detidos integralmente pela empresa, e outros terminais em que a companhia possui participação societária em conjunto com parceiros estratégicos, como terminal XXXIX S.A (49,6%), Terminal Marítimo do Guarujá S.A – TERMAG (19,8%) e Terminal de Granéis do Guarujá S.A – TGG (9,9%).

Operações Sul – Detém uma malha que se estende aos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O segmento Operações Sul transporta principalmente commodities agrícolas como grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo, bem como fertilizantes, além de produtos industriais como combustíveis, papel e celulose, cimento e produtos siderúrgicos.

Operações Central – Ainda em fase pré-operacional.

Operações com Conteinêres – Compreende as operações da subsidiária Brado Logística em que há o transporte de produtos agrícolas bem como produtos industriais.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Possui exclusividade na exploração das suas vias ferroviárias; ii) Encontra-se bem capitalizada para investimentos em novos projetos; iii) Suas malhas cobrem os principais estados produtores agrícolas e industriais; iv) Ciclo favorável para as commodities favorece as operações da empresa; v) O modal ferroviário brasileiro possui alto potencial de crescimento no país.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Elevado nível de endividamento em moeda estrangeira, o que torna o resultado final vulnerável as oscilações da taxa cambial; ii) Desaceleração por commodities compromete as suas operações ; iii) Os investimentos em melhoria e ampliação da infraestrutura são elevados, o que pressiona o fluxo de caixa ; iv) Enfraquecimento da economia chinesa afeta adversamente suas operações, já que a China é o principal consumidor mundial de commodities ; v) Risco político e regulatório já que o setor é regulado pelo estado.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
RAIL3
Cotação: icone interrogacao
20.05 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Rumo Logistica
Min 52 semanas: icone interrogacao
19.27
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
37.190.122 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
24.09
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.854.868.949
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
36,63 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
2,32 icone historico
ROE: icone interrogacao
6.33 % icone historico
PSR: icone interrogacao
3,18 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
8.68 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
9,33 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
34.07 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.24 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
50.455.500 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
19.885.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
11.660.700 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
16.050.700 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.24 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
3.146.020 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
11.699.900 icone historico
EBIT: icone interrogacao
1.156.580 icone historico
EBIT: icone interrogacao
3.986.470 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
368.977 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
1.015.250 icone historico


Entre em contato conosco