A RaiaDrogasil é uma empresa do setor de varejo farmacêutico que detém mais de 1.800 lojas e está presente em 22 estados brasileiros. A empresa foi criada em 2011 com a fusão entre a Raia e a Drogasil e possui em seu portfólio três marcas focadas em saúde e bem estar: (i) RD farmácias (Droga Raia, Drogasil e Farmasil), (ii) RD serviços (4Bio Medicamentos Especiais e Univers, plataforma de gestão de saúde) e RD Marcas (Needs, B-Well, Triss, Caretech, Nutrigood, e Le Pop- marcas exclusivas da rede). A RD detém uma estrutura logística descentralizada e escalável, formada por nove centros de distribuição, localizados em sete estados – SP (São Paulo, Embu das Artes e Ribeirão Preto), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida de Goiânia), RJ (Barra Mansa), PE (Jaboatão) e BA (Salvador). A receita líquida da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Medicamentos de Marca – São todos os medicamentos sujeitos a prescrição médica, identificados através de marca comercial. Se subdividem em (i) Medicamentos de Referência que são produtos inovadores cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro, junto à Agência de Vigilância Sanitária, ou Anvisa, após anos de pesquisa; e (ii) Medicamentos Similares, que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do respectivo Medicamento de Referência. Os Medicamentos Similares também são identificados através de marca comercial e, assim como os Medicamentos Genéricos, só podem ser produzidos e comercializados após expiração ou renúncia da proteção patentária do respectivo Medicamento de Referência. Os medicamentos com marca comercial que sejam isentos de prescrição médicas são classificados como produtos OTC.
Medicamentos Genéricos – São aqueles considerados sujeitos ou não à prescrição médica que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e apresentam a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica do respectivo Medicamento de Referência ou OTC. Os Medicamentos Genéricos não possuem marca comercial, mas apenas o nome da substância associado no rótulo e na embalagem ao nome do laboratório que o comercializa.
Medicamentos OTC (Medicamentos isentos de prescrição médica) – São classificados como Medicamentos Over the Counter (OTC), tanto de Marca como Genéricos, e produtos de saúde e bem estar que possuem venda livre, ou seja, isenta de prescrição médica. Eles geralmente se destinam ao tratamento de condições agudas fáceis de serem autodiagnosticadas, tais como remédios para dor, gripe, tosse, febre e resfriado, antiácidos, vitaminas, produtos para visão, equipamentos de saúde, primeiros socorros e produtos nutricionais, dietéticos e de conveniência.
Não–Medicamentos – São considerados neste item os artigos de higiene e beleza, dentre os quais se destacam: shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e tinturas para cabelo, fraldas e produtos infantis, sabonetes, desodorantes, produtos de higiene oral, protetores solares, produtos masculinos, cosméticos, maquiagem, e produtos para pele, dentre outros.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Marcas renomadas ; ii) Situação financeira confortável ; iii) Setor de atuação ainda possui alto potencial de crescimento ; iv) Retomada da atividade econômica irá alavancar suas vendas, já que a renda da população irá crescer; v) Processo de maturação das lojas abertas nos últimos anos tende a alavancar suas margens vi) O varejo farmacêutico é menos exposto ao cenário macroeconômico que outros segmentos do varejo ; vii) Eficiência no aproveitamento da digitalização para melhorar a experiência de compra de seus clientes ; viii) Líder em market – share, tendo assim condições de assumir uma posição de consolidadora em seu mercado de atuação.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Seus múltiplos são bastante elevados ; ii) Retração da atividade econômica, o que pode afetar o desempenho de suas vendas, já que a renda da população diminuiria ; iii) Elevação das taxas de juros, o que encarece o custo do crédito, comprometendo assim o nível de consumo da população ; iv) Modelo de negócio marcado por baixas margens de lucro, principalmente devido ao acirramento da concorrência no setor.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI