RaiaDrogasil

A RaiaDrogasil é uma empresa do setor de varejo farmacêutico que detém mais de 1.800 lojas e está presente em 22 estados brasileiros. A empresa foi criada em 2011 com a fusão entre a Raia e a Drogasil e possui em seu portfólio três marcas focadas em saúde e bem estar: (i) RD farmácias (Droga Raia, Drogasil e Farmasil), (ii) RD serviços (4Bio Medicamentos Especiais e Univers, plataforma de gestão de saúde) e RD Marcas (Needs, B-Well, Triss, Caretech, Nutrigood, e Le Pop- marcas exclusivas da rede). A RD detém uma estrutura logística descentralizada e escalável, formada por nove centros de distribuição, localizados em sete estados – SP (São Paulo, Embu das Artes e Ribeirão Preto), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida de Goiânia), RJ (Barra Mansa), PE (Jaboatão) e BA (Salvador).   A receita líquida da companhia é dividida nos seguintes segmentos:

Medicamentos de Marca – São todos os medicamentos sujeitos a prescrição médica, identificados através de marca comercial. Se subdividem em (i) Medicamentos de Referência que são produtos inovadores cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro, junto à Agência de Vigilância Sanitária, ou Anvisa, após anos de pesquisa; e (ii) Medicamentos Similares, que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do respectivo Medicamento de Referência. Os Medicamentos Similares também são identificados através de marca comercial e, assim como os Medicamentos Genéricos, só podem ser produzidos e comercializados após expiração ou renúncia da proteção patentária do respectivo Medicamento de Referência. Os medicamentos com marca comercial que sejam isentos de prescrição médicas são classificados como produtos OTC.

Medicamentos Genéricos – São aqueles considerados sujeitos ou não à prescrição médica que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e apresentam a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica do respectivo Medicamento de Referência ou OTC. Os Medicamentos Genéricos não possuem marca comercial, mas apenas o nome da substância associado no rótulo e na embalagem ao nome do laboratório que o comercializa.

Medicamentos OTC (Medicamentos isentos de prescrição médica) – São classificados como Medicamentos Over the Counter (OTC), tanto de Marca como Genéricos, e produtos de saúde e bem estar que possuem venda livre, ou seja, isenta de prescrição médica. Eles geralmente se destinam ao tratamento de condições agudas fáceis de serem autodiagnosticadas, tais como remédios para dor, gripe, tosse, febre e resfriado, antiácidos, vitaminas, produtos para visão, equipamentos de saúde, primeiros socorros e produtos nutricionais, dietéticos e de conveniência.  

Não–Medicamentos – São considerados neste item os artigos de higiene e beleza, dentre os quais se destacam: shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e tinturas para cabelo, fraldas e produtos infantis, sabonetes, desodorantes, produtos de higiene oral, protetores solares, produtos masculinos, cosméticos, maquiagem, e produtos para pele, dentre outros.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Marcas renomadas ; ii) Situação financeira confortável ; iii) Setor de atuação ainda possui alto potencial de crescimento ; iv) Retomada da atividade econômica irá alavancar suas vendas, já que a renda da população irá crescer; v) Processo de maturação das lojas abertas nos últimos anos tende a alavancar suas margens vi) O varejo farmacêutico é menos exposto ao cenário macroeconômico que outros segmentos do varejo ; vii) Eficiência no aproveitamento da digitalização para melhorar a experiência de compra de seus clientes ; viii) Líder em market – share, tendo assim condições de assumir uma posição de consolidadora em seu mercado de atuação.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Seus múltiplos são bastante elevados ; ii) Retração da atividade econômica, o que pode afetar o desempenho de suas vendas, já que a renda da população diminuiria ; iii) Elevação das taxas de juros, o que encarece o custo do crédito, comprometendo assim o nível de consumo da população ; iv) Modelo de negócio marcado por baixas margens de lucro, principalmente devido ao acirramento da concorrência no setor.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

Papel: icone interrogacao
RADL3
Cotação: icone interrogacao
25.80 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
RaiaDrogasil
Min 52 semanas: icone interrogacao
24.46
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
42.619.794 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
29.60
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.651.930.000
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
40,57 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
7,02 icone historico
ROE: icone interrogacao
17.30 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,21 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
2.99 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
20,18 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
6.01 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.47 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
20.651.700 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
2.839.910 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
12.028.300 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
6.071.650 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.47 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
9.100.490 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
35.142.900 icone historico
EBIT: icone interrogacao
526.961 icone historico
EBIT: icone interrogacao
2.112.320 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
187.814 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
1.050.530 icone historico


Entre em contato conosco