A PBG S.A. fabrica, exporta e comercializa produtos cerâmicos e porcelanatos no Brasil e no exterior. A empresa oferece pisos, porcelanatos técnicos e esmaltados, peças decoradas e especiais, mosaicos e produtos para paredes internas e fachadas externas, além de serviços complementares no setor de materiais de construção civil. Vende seus produtos por meio de uma rede de varejo Portobello Shop, home centers e empresas de desenvolvimento e construção. A PBG S.A. oferece telhas através de aproximadamente 142 lojas. A empresa era anteriormente conhecida como Portobello S.A. e mudou seu nome para PBG S.A. em dezembro de 2015. A PBG S.A. foi fundada em 1977 e está sediada em Tijucas, Brasil.
A Portobelo apresentou um crescimento de 64,5% na receita líquida desde 2020 representando assim aproximadamente 21,5% ao ano o que pode ser considerado muito bom, explicado em parte pelo aquecimento do setor imobilíario até meados de 2022 que veio pós período pandemia em que as atividades ficaram em parte paralisadas durante boa parte daquele ano.
Já o Ebit (Lucro Operacional) no mesmo período de comparação apresentou leve crescimento com bastante volatilidade com o ápice sendo no acumulado dos 12 meses do 2T22. Vários fatores podem justificar essa volatilidade entre eles política de crédito com aumento da provisão para créditos de liquidação duvidosa em alguns momentos já que a empresa vende muito a prazo e alguns fatores não recorrentes com ganhos/perdas na alienação de ativos, etc...
Seu nível de endividamento teve aumento significativo entre 2020 a 2023 o que não fora um fator positivo pois nos últimos trimestres isso não se refletiu na melhora consistente do lucro operacional conforme acabamos de observar além da empresa incorrer em pagamentos maiores de juros o que afeta seu resultado final.
Seu resultado final apresentou prejuízo em 2023 ante resultado positivo de R$ 128,2 milhões em 2020 tendo assim uma piora nessa rubrica o que pode ser explicado por fatores como aumento do endividamento conforme constatado o que levou a empresa a incorrer em despesas maiores com juros e outros fatores podendo alguns serem não recorrentes.
Diante do exposto acima acreditamos que falta maior previsibilidade nos resultados da empresa o que nos faz não recomendar o investimento em suas ações por ora (PTBL3)
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.