Porto Seguro

Atualmente a Porto Seguro é a quarta maior seguradora do país e líder no segmento de residência e automóvel no Brasil. A empresa conta com aproximadamente 10 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. Desde 2003, a empresa tornou-se referência no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguro de vida. No final do ano de 2009, a Porto Seguro e o Itaú Unibanco Holding celebraram a unificação das operações de seguros residenciais e de automóveis, pelo qual a Porto Seguro obteve o direito exclusivo para oferta e distribuição de produtos de seguros residenciais e de automóveis para os clientes da rede de agências (e demais canais) do Itaú. Tal associação levou o banco a ser acionista relevante e a participar do bloco de controle da companhia.

Seguros de automóveis – compreendem os prêmios de seguros de automóveis os quais são emitidos pela Porto Cia, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros, líquidos de cancelamentos, restituições e cessões de resseguro.

Seguros e planos de saúde – compreendem os prêmios de seguros-saúde e odontológico emitidos pela Porto Saúde, sendo líquidos de cancelamentos e restituições, e as contraprestações líquidas dos planos de saúde comercializados pela Portomed.

Seguros de pessoas e previdência complementar compreendem (i) os prêmios de seguros de pessoas emitidos pela Porto Cia e Porto Vida, líquidos de cancelamentos, restituições e cessões de resseguro, e (ii) as receitas com taxas de gestão e das contribuições recebidas mensalmente pelos participantes de planos de previdência operados pela Porto Vida.

Seguros – demais ramos: compreendem os prêmios de seguros de danos (exceto automóvel) e DPVAT emitidos pela Porto Cia, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros, os quais são líquidos de cancelamentos, restituições e cessões de resseguro, além dos seguros emitidos no Uruguai, pela Porto Seguro Uruguai.

Financeiras e Consórcio de bens – compreendem (a) as receitas com taxas de administração de grupos de consórcios que são operados pela Porto Consórcio ; (b) as receitas da Portoseg de operações de crédito compostas pelos juros que são cobrados nos empréstimos, financiamentos e com cartão de crédito na utilização do crédito rotativo ou parcelamento da fatura e (c) as receitas de administração de fundos de investimentos e gestão de ativos financeiros da Portopar e Porto Investimentos.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Exclusividade nos canais do Itaú para a distribuição de seguros de residência e automóveis; ii) Líder no mercado de seguros de automóveis com market-share de aproximadamente 30,0%; iii) Penetração do mercado de seguros no Brasil ainda é baixa principalmente quando comparado com os países desenvolvidos; iv) Recuperação da atividade econômica levará ao aumento da demanda por veículos que é o principal mercado da Porto Seguro ; v) Possui atrativo potencial de valorização; vi) Implantação de medidas que levaram a um desempenho destacado no setor de seguros.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes; i) Retração da atividade econômica compromete seu desempenho operacional já que boa parte das suas operações provém do mercado automobilístico; ii) Redução da taxa de juros afeta seus resultados, já que boa parte provém das aplicações financeiras ; iii) Aumento da sinistralidade prejudica seus resultados  ; iv) Política conservadora da companhia a coloca entre as taxas mais baixas de crescimento de prêmio de mercado nos últimos anos ; v) O setor de seguros possui o risco que é a dificuldade de avaliar com precisão as perdas potenciais vis a vis os prêmios subscritos, podendo assim afetar a rentabilidade da operação devido a maior ocorrência de sinistros em relação ao previsto.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
PSSA3
Cotação: icone interrogacao
29.75 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Porto Seguro
Min 52 semanas: icone interrogacao
25.21
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
19.235.935 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
31.60
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
646.586.060
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
7,47 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,54 icone historico
ROE: icone interrogacao
20.59 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,57 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
7.70 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
0,70 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
82.44 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
-- xx -- icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
44.637.400 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
26.745.500 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
12.505.000 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.00 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
8.669.720 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
33.454.500 icone historico
EBIT: icone interrogacao
7.156.230 icone historico
EBIT: icone interrogacao
27.578.700 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
651.018 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
2.574.950 icone historico


Entre em contato conosco