A Pague Menos atua no varejo farmacêutico, sendo a segunda maior empresa do setor no mercado brasileiro no número de farmácias. Fundada em 1981, a Empresa possui uma grande capilaridade no espaço geográfico nacional e tem atuação focada na classe média expandida.
Apesar de estar presente em todos os estados do país, a Empresa foca nas regiões norte e nordeste, nas quais é líder. A Pague Menos busca atuar não apenas como uma rede de farmácias, mas também como um hub de saúde, oferecendo diversos outros tipos de serviços. O investimento em tecnologia, tanto para ganhos de eficiência e melhoria nos processos de tomada de decisão quanto para evoluir no e-commerce, contribuem para o crescimento.
A companhia é a segunda maior rede farmacêutica do país em número de lojas. A empresa teve início no Norte e Nordeste onde detém market-share em algumas localidades destas regiões.
Seu foco de atuação é nas classes B2, C e D que é mais conhecida como classe média expandida. Seu segmento representa aproximadamente 80% do consumo de produtos farmacêuticos proporcionando assim um amplo mercado endereçável para a empresa.
Seu modelo de negócios se baseia no varejo de especialidades focando em medicamentos de marca ou genéricos além de produtos de higiene e beleza.
Na parte digital a Pague Menos visa integrar suas operações através de um hub de serviços online onde juntamente com o e-commerce o cliente consegue agendar vacinas, testes laboratoriais entre outros serviços suportados por Clinic Farma.
O mercado endereçável da empresa apresentou um forte crescimento na última década mesmo em situações adversas do país o que comprova a resiliência do seu negócio. Os fatores determinantes da demanda são, aumento da renda populacional que favorece a demanda reprimida nas famílias de baixa renda, e além disso o impulsionador do seu crescimento é o envelhecimento da população.
Dito isto vamos aos números:
Entre 2020 a 2023 a receita da empresa passou de R$ 6,85 bilhões para R$ 11,2 bilhões o que representou um forte crescimento de 63,5% pois conforme já dito o mercado endereçável da companhia cresceu bastante nos últimos anos
Já o Ebit (Lucro Operacional) apresentou crescimento mas numa proporção menor passando de R$ 321,9 milhões para R$ 377,3 milhões tendo assim alguma perda de margem o que pode ter sido ocasionado pela aceleração no crescimento com suas lojas passando ainda pelo processo de maturação.
Sua dívida bruta teve forte aumento desde 2020 até 2023 registrando assim um crescimento de 86,2% o que explica que boa parte do seu crescimento foi financiado com capital de terceiros. Porém apesar disso, seu nível de alavancagem permanece confortável com a dívida bruta representando 52% do patrimônio líquido da empresa.
Por último seu resultado líquido teve queda expresssiva na mesma base comparativa passando de R$ 96,0 milhões para R$ 216 mil, sendo que no último trimestre divulgado voltou aos patamares de 2020. Logo acreditamos que a forte queda de 2023 em relação a 2020 pode ter tido haver com algum evento não recorrente.
Diante disso temos uma recomendação de MANUTENÇÃO para as ações da Page Menos (PGMN3), pois apesar de ser negociada com desconto em relação a sua concorrente mais próxima, a RaiaDrogasil, apresenta um risco bem maior também conforme visto em seus números.
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