Petrobrás

 A Petrobrás é uma petrolífera controlada pelo governo federal que atua de forma integrada na indústria de óleo, gás natural, e energia. A companhia está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, logística, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados e de gás natural, além de energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. A empresa atualmente está presente em 18 países além do Brasil, tendo atuação nas Américas, Europa, Ásia e África em operações em bacias, refinarias, termelétricas, terminais e oleodutos, gasodutos, fábricas de fertilizantes e novos empreendimentos nas áreas de refino, exploração e produção. A petrolífera ainda é líder mundial na exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, respondendo por 36% da produção mundial em águas profundas e ultraprofundas em 2016, segundo os dados da consultoria WoodMackenzie.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) A companhia tem obtido sucesso em sua reestruturação iniciada em 2016, tanto em termos operacionais, quanto sob o aspecto financeiro ; ii) A apreciação do real reduz a dívida da companhia denominada em moeda estrangeira, melhorando assim sua lucratividade ; iii) Mudança na Gestão da companhia que ficou evidente com o novo plano estratégico e o plano de Gestão de Negócios 2018-2022 ; iv) Após a queda do governo de Dilma Roussef, a companhia vem sofrendo menos interferência do governo, o que tende a continuar beneficiando seus números ao longo dos próximos trimestres ; v) A petrolífera é líder mundial na extração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas ; vi) A empresa detém privilégios na exploração das reservas do pré-sal o que amplia assim seu estoque de petróleo ;

Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Necessidade de grandiosos investimentos para desenvolver as atividades de exploração, inclusive o pré-sal ;  ii) Elevada exposição a cotação do petróleo podem comprometer o resultado da companhia ; iii) O ambiente político e econômico impacta diretamente os negócios da empresa ; iv) A companhia tem diversos processos judiciais não provisionados, o que em caso de perda podem afetar adversamente a situação financeira da empresa.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
PETR3
Cotação: icone interrogacao
38.31 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Petrobrás
Min 52 semanas: icone interrogacao
32.28
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
499.734.680 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
44.54
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
13.044.497.000
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
4,54 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,23 icone historico
ROE: icone interrogacao
27.02 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,02 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
22.45 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
2,24 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
45.57 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.76 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
1.067.290.000 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
308.955.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
165.964.000 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
407.636.000 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.76 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
117.721.000 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
490.647.000 icone historico
EBIT: icone interrogacao
51.879.000 icone historico
EBIT: icone interrogacao
223.585.000 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
23.700.000 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
110.150.000 icone historico


Entre em contato conosco