O Grupo Pão de Açúcar (GPA), companhia do Grupo Casino, é uma varejista presente em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 650 lojas físicas no país. A Empresa adota uma plataforma multiformato e multicanal, detendo redes como o Compre Bem, Extra, Pão de Açúcar, e as marcas exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek, entre outras. Atualmente, a Empresa é considerada uma das principais atuantes no segmento de e-commerce alimentar nacional.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é uma companhia do Grupo Casino e atua no Brasil através de mais de 650 lojas físicas. A Empresa atua sob vários formatos, são eles: supermercados (Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem), lojas de proximidade (Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra, Aliados Minimercado e Pão de Açúcar Adega), operações de comércio eletrônico de alimentos (site Pão de Açúcar e Clube Extra) e postos de combustíveis.
Em 2022, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a cisão operacional entre o GPA e o Éxito, que atua em outros países da América Latina, como Colômbia, Uruguai e Argentina. Já em agosto de 2023, foi concluída a segregação da subsidiária, com a distribuição de aproximadamente 83% da participação detida pelo GPA aos acionistas. Os 13% restantes foram alienados pelo Grupo Callejas por R$789 milhões através de uma OPA.
O movimento é positivo à medida que desfaz o controle da Companhia sobre ativos não estratégicos e reforça o caixa em um momento em que o endividamento permanece elevado. Dessa forma, a Companhia passa por um processo de reestruturação do modelo de negócios, encerrando suas operações nos hipermercados e focando assim em supermercados premium.
O Grupo busca ainda desenvolver o projeto “básico bem feito”. Por meio dele, o GPA visa encontrar o sortimento ideal dos produtos, o que pode refletir na melhor percepção de preços e na disponibilidade de produtos por parte dos clientes. Além disso, a companhia almeja aumentar a participação da venda de produtos perecíveis nas vendas totais e reduzir os níveis de ruptura de estoque. A Empresa também segue na busca de melhoria do NPS e, para isso, vem trabalhando para melhorar as filas em lojas, a ruptura de estoques e os erros nos preços, principais reclamações dos clientes.
A Empresa permanece com a estratégia de implementação do modelo G7 nas lojas Pão de Açúcar que fora lançada em 2018 e que conta com integração tecnológica, espaços modernos, destaques para alimentos frescos e cadeia eco-friendly.
Ademais, o Grupo vem aprimorando a digitalização através da evolução dos aplicativos Pão de Açúcar e Clube Extra. Diante disso, a Empresa também investiu na melhoria logística para celeridade nas entregas.
Apesar dos esforços da companhia de melhorar seu modelo de negócios e posicionamento o GPA vem apresentando ainda bastante dificuldades de rentabilizar suas operações. Dessa forma nossa visão é neutra para as ações do Grupo (PCAR3).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.