Eneva

ENEVA

A ENEVA é uma empresa integrada de energia, possuindo negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos no Brasil, sendo pioneira no desenvolvimento e operação do modelo Reservoir-to-Wire (R2W) no país. A companhia detém sede no município do Rio de Janeiro e ativos nos estados do Maranhão, Sergipe, Bahia, Ceará, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e Goiás.  

A companhia possui um parque de geração térmica de 4,6 GW em operação, que representa aproximadamente 21% da capacidade de geração térmica de gás natural e carvão do país. A capacidade total instalada alcançará 6,3 GW até 2026, com a entrada em operação de quatro novas usinas.

A empresa possui atividades de Exploração e Produção, com mais de 64 mil km2 em concessões exploratórias. Em dezembro de 2022, a companhia operava 12 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba e Amazonas, com reservas certificadas totais (2P) de 47,53 bcm (bilhões de metros cúbicos, do inglês billion cubic meters), além da área de Juruá, na Bacia do Solimões. No ano de 2022, a ENEVA foi a maior operadora privada de gás natural do Brasil, detendo uma capacidade de produção de 5,9 milhões m3 por dia.

A companhia ainda possui expertise em trading de gás e energia. Realiza a integração comercial de diferentes fontes de geração através de contratos oriundos de usinas próprias e de terceiros.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Processo de turnaround bem executado nos últimos anos; ii) Busca pela menor dependência da receita variável, ou seja, aquela que depende do despacho termelétrico; iii) Independência de fatores naturais como chuvas e ventos, o que diminui os riscos de geração; iv) Boa parte da receita está contratada e atrelada a inflação, o que garante um fluxo de caixa mais estável ; v) A crise hídrica favorece a geração de receita da empresa, visto a ativação das suas usinas para complementar a rede de distribuição.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Níveis de alavancagem superiores aos pares do setor; ii) Uma eventual elevação nas taxas de juros tende a comprometer seus resultados, já que boa parte da sua elevada dívida é atrelada ao CDI; iii) A atuação através de usinas termelétricas leva a maior poluição ambiental em relação as hidrelétricas; v) Influência governamental, já que o setor de atuação é regulado pelo governo.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

 

Papel: icone interrogacao
MPXE3
Cotação: icone interrogacao
4.70 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/10/2013
Empresa: icone interrogacao
Eneva
Min 52 semanas: icone interrogacao
0.00
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
7.447.490 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
0.00
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.584.572.378
Data último balanço: icone interrogacao
30/09/2023
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
-7,90 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
3,04 icone historico
ROE: icone interrogacao
-38.46 % icone historico
PSR: icone interrogacao
5,18 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
3.43 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
-17,43 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
23.20 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.83 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
48.962.500 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
23.712.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
11.306.900 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
12.943.500 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
1.83 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
2.380.490 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
9.679.980 icone historico
EBIT: icone interrogacao
483.342 icone historico
EBIT: icone interrogacao
2.246.080 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
-86.895 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
331.787 icone historico


Entre em contato conosco