A International Meal Company é uma empresa brasileira envolvida principalmente no setor de serviços alimentícios atuando também no Panamá, Colômbia e Estados Unidos. A empresa atua na operação de restaurantes, lanchonetes e cafés em rodovias, aeroportos e shoppings centers. A Meal também presta serviços de catering para companhias aéreas, além de realizar várias operações na região da América Latina.
A empresa opera lojas em shoppings centers sob as marcas Viena, Viena Express, Grano, Viena K Express, Viena Cafe, V Cafe e Viena Snacks; em rodovias sob a bandeira Frango Assado, e nos aeroportos sob as marcas Aeromeals, Black Coffee, Brunella e Bistrot Mosaico. A companhia emprega mais de 9.000 colaboradores em aproximadamente 460 restaurantes, incluindo próprios e franqueados, de 16 diferentes marcas.
De 2020 a 2023 a receita da International Meal Company (IMC) registrou um robusto crescimento passando de R$ 1,15 bilhão para R$ 2,23 bilhões praticamente dobrando assim podendo ser oriundo da abertura de novas unidades, política de repasse de preços bem sucedida, etc...
No entanto não podemos dizer o mesmo para o Lucro Operacional (Ebit) que vem registrando sucessivos prejuízos apesar de em 2023 ter sido menor que em 2020, a empresa não se mostrou viável em termos operacionais ainda. Alguns podem ser os motivos como:
Investimentos que ainda estão passando pelo processo de maturação
Falha na política de gestão de estoque
Falha na política de gestão para inadimplentes
Um ponto positivo é que apesar do crescimento das suas operações conforme constatado na receita, sua dívida bruta sofreu queda de 21,4% entre 2020 a 2023 o que comprova que boa parte deste crescimento fora financiado com capital próprio, mantendo assim seu nível de endividamento confortável (dívida bruta representando apenas 50% do patrimônio líquido da empresa).
Por último a IMC segue registrando sucessivos prejuízos líquidos apesar da queima de caixa ter diminuído, mas a empresa não se mostra rentável para seus acionistas até o presente momento, aparentemente ainda tendo um caminho longo a ser seguido para ser viável financeiramente.
Devido aos sucessivos prejuízos, a empresa vem sendo penalizada na bolsa de valores o que faz ter um P/VPA de somente 0,36, ou seja, suas ações são negociadas a 36% do valor patrimonial da companhia. No entanto, apesar disso preferimos NÃO RECOMENDAR o investimento na mesma até os primeiros resultados positivos começarem a aparecer.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.