Criada em 1998, a Locaweb foi uma das pioneiras na utilização de soluções Business to Business – B2B (negócios entre empresas), visando a transformação digital de negócios no Brasil. Possuindo um variado portfólio de soluções integradas, a Companhia vem acelerando o seu crescimento, principalmente, através das aquisições.
Atualmente, a Empresa conta com um modelo de negócios baseado, sobretudo, em assinaturas com renovação automática, dividindo-se em duas frentes: Be Online e Software as a Service (SaaS) & Solutions (“Be Online/SaaS“) e Commerce.
Com o crescimento do e-commerce e o processo de digitalização de pequenas e médias empresas, a Locaweb que presta serviços de computação em nuvem, softwares e hospedagem de sites tende a continuar capturando valor nessas frentes.
Como estratégia a empresa se baseia principalmente em assinaturas com renovação automática, nas quais podem ser efetuadas com periodicidade mensal, trimestral, anual ou trienal. Tal estratégia proporciona previsibilidade para a empresa, além de reduzir os riscos de inadimplência.
Outro ponto positivo da empresa é a sua bem sucedida política de aquisições que tem como objetivo a completação e a diversificação de produtos e serviços. Nesse sentido, a companhia visou oportunidades de compra dentro do setor de tecnologia brasileiro dando prioridade para as empresas que contam com maior a parte da receita recorrente como forma assim de proporcionar sinergias de custos, além de possuírem grande potencial de cross-selling.
O grande risco da empresa é a possibilidade de crescimento da competição em que um grande player do setor de tecnologia possa adotar uma estratégia mais forte de inserção no mercado da Locaweb já que o setor não apresenta fortes barreiras de entrada. Além disso, pode acontecer uma mudança de hábito nas empresas em um cenário de preferência pela internalização do desenvolvimento de soluções tecnológicas o que pode comprometer as operações da companhia.
Dito isso vamos a análise dos números dos últimos anos da empresa:
Desde 2020 até 2023 a Locaweb registrou um forte crecimento na receita na qual passou de R$ 488,2 milhões em 2020 para R$ 1,29 bilhões em 2023. Tal crescimento pode ser explicado pelas aquisições feitas pela empresa e pela boa exploração do potencial que seu mercado apresenta.
Já seu Ebit (Lucro Opperacional) teve um bom avanço, porém não fora na mesma proporção que a receita já que passou de R$ 44,2 milhões em 2020 para R$ 81,6 milhões em 2023. Com isso a empresa teve perda de eficiência que pode ser explicada pelo processo ainda de maturação que suas aquisições estão passando.
Quanto a dívida, esta teve desempenho bastante positivo também já que fechou 2023 em R$ 77,4 milhões ante R$ 154,1 milhões em 2020 mostrando que a maior parte das operações da empresa ocorreu com financiamento de capital próprio o que é algo que merece ser destacado já que não envolve custo.
Em compensação seu nível de lucratividade é algo que ainda precisa ser melhorado, pois a Locaweb apresentou prejuízo de R$ 73,7 milhões em 2023 contra resultado positivo de R$ 19,7 milhões em 2020.
Conclusão:
É evidente que os principais números da empresa com exceção do lucro líquido estão em boa evolução, porém a empresa ainda precisa passar pelo processo de curva de aprendizagem diante das aquisições recem feitas para assim melhorar seu resultado final. Soma-se a isso que o mercado de atuação da companhia tem ainda bastante espaço para ser explorado, porém por ser do setor de tecnologia pode haver uma mudança brusca num curto espaço de tempo. Dessa forma temos visão apenas neutra para as ações da Locaweb (LWSA3).
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