A JBS é a maior produtora mundial de proteínas e a segunda maior empresa de alimentos do mundo. A companhia atua no processamento de carne bovina, suína, ovina e de frango, tendo atuação também na produção de alimentos de conveniência e valor agregado. Além disso, vende produtos de couro, higiene, limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Atualmente, a empresa possui mais de 400 unidades, sendo mais de 230 diretamente relacionadas à produção de carnes, produtos de maior valor agregado e conveniência no mundo. A JBS possui mais de 230 mil colaboradores com capacidade de processar por dia mais 80 mil bovinos, 14 milhões de aves, 115 mil suínos e 100 mil peças de couro. A companhia ainda conta com marcas reconhecidas como Swift, Friboi, Seara, entre outras. A empresa tem presença em mais de 20 países, nos 5 continentes, atendendo mais de 350 mil clientes . A companhia subdivide os segmentos de acordo com a natureza dos produtos cujas características são descritas a seguir:
Carne Bovina – Atua explorando o ramo de abatedouro e frigorificação de bovinos, industrialização de carnes, conservas, gorduras, rações e produtos derivados , com unidades industriais localizadas nos estados de: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais, Acre, Rio de Janeiro e Paraná. Além disso, há unidades produtivas nos Estados Unidos, Austrália, e Canadá.
Carne de Frango – Detém os produtos in natura, refrigerados inteiros ou em pedaços, cujas unidades produtivas estão situadas nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Reino Unido e Brasil, atendendo cadeias restaurantes, processadores de alimentos, distribuidores, supermercados, atacadistas, e outros distribuidores de varejo, além de exportação para a Europa Oriental (incluindo Rússia), extremo oriente (incluindo a China), México e outros mercados mundiais. Os resultados obtidos com a carne de frango são registrados separadamente entre as operações na Pilgrim’s Pride, na qual as operações estão nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Reino Unido, França e Holanda e a Seara, cujas operações estão no Brasil.
Carne Suína – Atua no abate, processamento, embalagem e entrega de carnes ‘’ in natura ‘’, possuindo unidades produtivas no Brasil e nos Estados Unidos, sendo que as primeiras são operadas pela Seara, atendendo os mercados interno e externo. Os produtos preparados pela JBS também incluem carnes resfriadas em cortes com padrões industriais específicos.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em vários países mitigando assim os riscos de concentração; ii) Processo de reestruturação operacional e financeira, o que levou a melhora da imagem junto ao mercado; iii) Detentora de marcas fortes como Seara, Swift e Friboi ; iv) Investimento em produtos novos e de maior valor agregado ; v) Processo de desinvestimento que tem levado a redução dos níveis de alavancagem ; vi) Retomada da economia brasileira favorecerá as operações da empresa.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Elevado nível de endividamento, principalmente em dólar o que torna a empresa vulnerável as oscilações bruscas da taxa de câmbio;ii) Desaceleração da economia brasileira e mundial; iii) Envolvimento da companhia nas operações da Polícia Federal, principalmente de seus executivos ; iv) Possíveis barreiras sanitárias no mercado brasileiro o que afetaria suas exportações ; v) A empresa firmou compromissos financeiros que exigem a manutenção de certos níveis de alavancagem (covenants), o que uma vez não obedecidos, pode levar ao resgate antecipado de parte da sua dívida.