JBS

A JBS é a maior produtora mundial de proteínas e a segunda maior empresa de alimentos do mundo. A companhia atua no processamento de carne bovina, suína, ovina e de frango, tendo atuação também na produção de alimentos de conveniência e valor agregado. Além disso, vende produtos de couro, higiene, limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Atualmente, a empresa possui mais de 400 unidades, sendo mais de 230 diretamente relacionadas à produção de carnes, produtos de maior valor agregado e conveniência no mundo. A JBS possui mais de 230 mil colaboradores com capacidade de processar por dia mais 80 mil bovinos, 14 milhões de aves, 115 mil suínos e 100 mil peças de couro. A companhia ainda conta com marcas reconhecidas como Swift, Friboi, Seara, entre outras. A empresa tem presença em mais de 20 países, nos 5 continentes, atendendo mais de 350 mil clientes . A companhia subdivide os segmentos de acordo com a natureza dos produtos cujas características são descritas a seguir:

Carne Bovina – Atua explorando o ramo de abatedouro e frigorificação de bovinos, industrialização de carnes, conservas, gorduras, rações e produtos derivados , com unidades industriais localizadas nos estados de: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais, Acre, Rio de Janeiro e Paraná. Além disso, há unidades produtivas nos Estados Unidos, Austrália, e Canadá. 

Carne de FrangoDetém os produtos in natura, refrigerados inteiros ou em pedaços, cujas unidades produtivas estão situadas nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Reino Unido e Brasil, atendendo cadeias restaurantes, processadores de alimentos, distribuidores, supermercados, atacadistas, e outros distribuidores de varejo, além de exportação para a Europa Oriental (incluindo Rússia), extremo oriente (incluindo a China), México e outros mercados mundiais. Os resultados obtidos com a carne de frango são registrados separadamente entre as operações na Pilgrim’s Pride, na qual as operações estão nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Reino Unido, França e Holanda e a Seara, cujas operações estão no Brasil.

Carne Suína – Atua no abate, processamento, embalagem e entrega de carnes ‘’ in natura ‘’, possuindo unidades produtivas no Brasil e nos Estados Unidos, sendo que as primeiras são operadas pela Seara, atendendo os mercados interno e externo. Os produtos preparados pela JBS também incluem carnes resfriadas em cortes com padrões industriais específicos.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em vários países mitigando assim os riscos de concentração; ii) Processo de reestruturação operacional e financeira, o que levou a melhora da imagem junto ao mercado; iii) Detentora de marcas fortes como Seara, Swift e Friboi ; iv) Investimento em produtos novos e de maior valor agregado ; v) Processo de desinvestimento que tem levado a redução dos níveis de alavancagem ; vi) Retomada da economia brasileira favorecerá as operações da empresa.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Elevado nível de endividamento, principalmente em dólar o que torna a empresa vulnerável as oscilações bruscas da taxa de câmbio;ii) Desaceleração da economia brasileira e mundial; iii) Envolvimento da companhia nas operações da Polícia Federal, principalmente de seus executivos ; iv) Possíveis barreiras sanitárias no mercado brasileiro o que afetaria suas exportações ; v) A empresa firmou compromissos financeiros que exigem a manutenção de certos níveis de alavancagem (covenants), o que uma vez não obedecidos, pode levar ao resgate antecipado de parte da sua dívida.

 

Papel: icone interrogacao
JBSS3
Cotação: icone interrogacao
21.25 icone historico
Tipo: icone interrogacao
PN
Data última cotação: icone interrogacao
23/02/2024
Empresa: icone interrogacao
JBS
Min 52 semanas: icone interrogacao
16.14
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
47.134.972 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
25.17
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
2.218.116.370
Data último balanço: icone interrogacao
30/09/2023
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
39,08 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,12 icone historico
ROE: icone interrogacao
2.87 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,13 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
0.33 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
-0,87 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
-15.10 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.58 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
214.515.000 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
108.114.000 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
86.249.200 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
41.972.500 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.58 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
91.409.500 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
360.341.000 icone historico
EBIT: icone interrogacao
2.635.730 icone historico
EBIT: icone interrogacao
-54.422.500 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
572.651 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
1.206.110 icone historico


Entre em contato conosco