Considerada uma das principais empresas full-service de shopping centers do Brasil em termos de ABL (área bruta locável), a Iguatemi conta com participação em shoppings, outlets e torres comerciais que totalizam, aproximadamente, 727 mil m² de ABL total. Com exposição voltada aos públicos de classes A e B, os shoppings da Companhia estão localizados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que são considerados os centros comerciais mais desenvolvidos do País. Em função disso, a Administradora possui um dos maiores aluguéis por metro quadrado do Brasil. Como destaque do portfólio, há o Iguatemi São Paulo, com o aluguel mais valorizado por m² da América Latina. A Iguatemi também vem evoluindo no segmento de e-commerce, com o Iguatemi 365, marketplace voltado ao público-alvo da Empresa. Além da administração de centros comerciais, a Iguatemi atua no desenvolvimento de projetos multiuso no entorno dos shopping centers, buscando capturar as sinergias entre os centros comerciais e esses empreendimentos imobiliários.
A administradora de shoppings possui o foco em atender clientes com elevado poder aquisitivo que geralmente são menos sensíveis às variações econômicas, como os juros e a inflação. Diante disso, a Iguatemi procura implantar seus shoppings em localidades mais acessíveis a esse público. Dessa forma, a empresa costuma ser mais resiliente às adversidades no cenário macroeconômico. Vale ressaltar que a companhia segue avançando com sua agenda no meio digital, presença que ganhou força devido a pandemia através do Iguatemi 365 e o i-Retail, operações de e-commerce que têm apresentado evolução tanto em eficiência e qualidade quanto em volume de vendas, possibilitando assim que a empresa atinja mercados em que não possuem a presença física.
De 2020 a 2024 a receita da companhia passou de R$ 675,6 milhões (2020) para R$ 1,2 bilhões (2024) registrando assim um crescimento de 83,0% que fora impulsionada por fatores como: i) Recuperação pós-COVID ; ii) Maior taxa de ocupação e compressão de descontos elevando assim a receita de aluguéis efetivos; iii) Reajustes contratuais e repasse parcial da inflação nos aluguéis e ; iv) Diversificação de receitas (torres comerciais, outlets, e-commerce Iguatemi365 e serviços) já que além do aluguel de lojas, a Iguatemi foi consolidando receita de torres comerciais, outlets e canais digitais (Iguatemi 365), ampliando a escala de vendas omni-channel e capturando parte do varejo on-line.
O Ebit teve expansão ainda maior que a receita da empresa na mesma base comparativa ao atingir R$ 666,4 milhões em 2024 ante R$ 316,4 milhões em 2020 (110,6%) tendo assim ganhos na margem operacional que foram ocasionadas por: i) Melhora no mix com o segmento premium ganhando mais participação nas vendas; ii) Ajustes no modelo do Iguatemi 365 (foco em marcas com contribuição positiva) também melhoraram a eficiência da operação digital e; iii) Qualificação do portfólio / rotação de ativos e expurgos de ativos menos rentáveis com a companhia fazendo movimentos de “qualificação” do portfólio (reformas, expansão de áreas comerciais e gestão ativa de ativos).
Apesar do aumento da receita, a Iguatemi conseguiu controlar sua dívida onerosa já que a mesma manteve-se estável no mesmo intervalo de comparação atingindo assim praticamente o mesmo valor no fechamento de 2020 e 2024 (R$ 3,4 bilhões) o que é uma sinalização que a empresa não precisou se alavancar (aumentar dívida) para impulsionar seus resultados. Diante disso o nível de endividamento da companhia segue ainda em uma posição confortável, já que atualmente a dívida bruta representa 91,0% do patrimônio líquido da mesma.
Devido a esses fatores, o lucro líquido da Iguatemi teve forte aumento na comparação entre 2020 a 2024 saindo de R$ 202,2 milhões (2020) e indo para R$ 400,0 milhões (2024).
Conforme apresentado, a empresa tem provado ter uma boa gestão sem contar que seu público-alvo é resiliente. Vale ressaltar ainda que a companhia tem conseguido alcançar mais clientes através do crescimento do Iguatemi 365. Dessa forma, recomendamos a COMPRA das ações da empresa (IGTI3 ou IGTI11) principalmente para aqueles que possuem uma visão mais voltada para o longo prazo.
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