A Hypera Pharma é considerada a maior empresa farmacêutica brasileira, em termos de receita líquida, e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, atua em quatro verticais de negócios: (i) Produtos de Prescrição, com um portfólio de produtos altamente reconhecidos; (ii) Consumer Health (OTC), sendo líder no mercado de medicamentos isentos de prescrição no Brasil; (iii) Similares e Genéricos, detendo posição de destaque no mercado nacional; e (iv) Skincare, linha destinada a produtos estéticos profissionais e de uso dermatológico.
A Hypera Pharma é a maior empresa farmacêutica do Brasil. O cenário do setor de medicamentos, apesar de ser parcialmente protegido do cenário econômico devido ao grau de essencialidade dos remédios, tem se tornado cada vez mais competitivo. Contudo, a companhia está bem posicionado, com marcas consolidadas e com diversos produtos que têm grande aceitação pelo mercado.
A empresa segue acelerando o ritmo de lançamentos e investimentos. Entre os lançamentos estão o Descon, nova marca para tratamento dos sintomas comuns de gripe, resfriados, rinite e sinusite, o Addera Max Cal, que mescla vitamina D com alta concentração de cálcio, e o Rinosoro XT Spray com xilitol.
Atua em um setor com altas barreiras de entrada e boa capacidade de repasse de preços o que a torna resiliente a cenários de crise. Ademais a Hypera tem apresentado crescimento operacional consistente, com ganhos provenientes da expansão orgânica de market share, aumento da capacidade produtiva, fusões e aquisições e melhoria gradual de margens.
Segue abaixo a análise dos seus principais números dos últimos anos:
A receita líquida atingiu R$ 7,8 bilhões nos últimos 12 meses no 3T24 contra R$ 4,1 bilhões em 2020 o que representou crescimento de 90,2% podendo assim ser considerado bom o que pode ser explicado por fatores como: i) lançamentos de novos produtos ; ii) expansão orgânica ; iii) expansão inorgânica , etc...
No mesmo período de comparação, o Ebit totalizou R$ 2,2 bilhões ante R$ 1,1 bilhões em 2020 demonstrando assim que esta rubrica teve crescimento maior que a receita levando-a ter ganhos de margens. Tal ganho pode ter sido oriundo de: i) melhora no mix de vendas; ii) melhor negociação com fornecedores; iii) otimização dos custos e despesas, etc...
No entanto, na mesma base comparativa, a dívida bruta foi para R$ 10,3 bilhões no 3T24 após atingir R$ 5,5 bilhões em 2020 nos monstrando que maior parte do crescimento das suas operações foi financiada com capital de terceiros. Apesar disso, seu nível de endividamento ainda encontra-se em posição confortável já que somente 84,0% do patrimônio líquido está comprometido com a dívida bruta.
Por último o lucro líquido foi para R$ 1,6 bilhões nos últimos 12 meses em relação ao 3T24 ante R$ 1,3 bilhões em 2020 crescimento assim bem abaixo das demais rubricas na qual pode ser explicado pelo aumento da dívida bruta que colaborou para pressionar seus resultados.
Diante dos números apresentados que teve boa evolução nos últimos anos em sua maior parte e dos múltiplos atuais que estão bem descontados em relação a média histórica da companhia temos recomendação de Compra para suas ações (HYPE3).
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