O Grupo Guararapes tem forte atuação no mercado de moda no Brasil, tendo 71 anos de atuação. Tem atualmente mais de 40 mil colaboradores e o negócio que abrange atualmente a rede de varejo Riachuelo, com loja online e mais de 300 lojas físicas distribuídas pelo país.
Possui duas fábricas (Natal e Fortaleza), a Midway Financeira, três centros de distribuição (Guarulhos, Natal e Manaus), um Contact Center, a Transportadora Casa Verde, o shopping Midway Mall no Rio Grande do Norte e dois teatros Riachuelo (na capital norte-rio-grandense e no Rio de Janeiro).
A receita da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Mercadorias (Lojas Riachuelo S.A) – Empresa do ramo varejista, foi adquirida em abril de 1979, tendo o objetivo de promover a integração entre o varejo e a produção. Atualmente, absorve toda a produção do grupo por meio de suas 312 lojas presentes em todo país.
Midway Shopping Center Ltda – Shopping Center localizado na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, ocupa uma área de terreno de 67.987,71 m2 e área construída de 231.000 m2 dividida em 3 pavimentos.
Midway Financeira – Tem a finalidade de realizar as operações de financiamento aos consumidores dos produtos e serviços de sua controladora, Lojas Riachuelo, buscando os recursos financeiros mais adequados para o suporte de tais transações. Nessa modalidade ainda são oferecidas as operações de vendas com juros, empréstimo pessoal, Saque Fácil, três tipos de seguros (Desemprego, Residencial e Acidentes pessoais), três tipos de assistências (Residencial, Veículos e Odontológica) e ainda um produto para proteção do cartão. Desde 2010, a Midway Financeira oferece o cartão embandeirado aos seus clientes em parceria com as bandeiras Visa e Mastercard, que podem ser usadas na função crédito em todas as modalidades.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Bem posicionada para aproveitar a retomada da atividade econômica; ii) Estrutura verticalizada;iii)Nível de alavancagem adequado; iv) Tendência de conseguir maior market- share, já que algumas das pequenas varejistas dificilmente sobreviverão a atual crise; v) Seus indicadores operacionais estavam em evolução, após a recente crise econômica enfrentada em nosso país;
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) A atual crise da pandemia do coronavírus tende a comprometer o desempenho operacional no curto prazo; ii)Aumento do nível de desemprego e comprometimento da renda afeta as venda;iii)Recessão econômica atinge suas operações, devido à alta correlação com o PIB doméstico; iv) Setor possui fraca barreira de entrada;
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI