A Grendene é uma produtora de calçados detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Zizou. A empresa é possuidora de tecnologia proprietária exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A sua estrutura é composta por 11 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio com a sua logística de distribuição atingindo distribuidores e varejistas em todo território nacional e exterior. Seus produtos são negociados por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportação direta e subsidiárias no exterior, onde possui 60 mil pontos de venda além de possuir 65 mil no mercado brasileiro.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Modelo de produção flexível, já que a principal matéria-prima, o PVC é produzida na sua totalidade dentro da própria companhia, o que gera assim menor dependência de terceiros e consequentemente facilita num controle maior de suas margens ; ii) Perspectiva de melhora da economia para os próximos trimestres, o que vai alavancar suas vendas para o mercado interno iii) Seus produtos são democráticos atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais, o que ajudou a empresa a amenizar as conseqüências da recente recessão econômica que atingiu principalmente as pessoas da classe C.; iv) Empresa adota o modelo fast fashion, ou seja, uma vez por trimestre a companhia lança coleções novas o que lhe permite alto giro em suas vendas, além de que competidores internacionais que atuam no mercado interno não praticam esse modelo, já que os calçados vindos da China por exemplo costumam levar tempo para serem consumidos, o que restringe o uso deste tipo de modelo, conferindo assim uma grande vantagem competitiva para a companhia ; v) A receita da empresa tem um mix interessante entre mercado interno e mercado externo, o que dilui os riscos referentes a crise econômica em nosso país, já que suas receitas podem ser parcialmente compensadas com as vendas voltadas para o exterior ; vi)A companhia adota uma política de rígido controle de custos e despesas ; viii) Alta capacidade de inovação e marketing ; ix) Sólida situação financeira.
Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Recuperação da economia abaixo do esperado, pois o setor de calçados é cíclico, e depende de variáveis como renda das pessoas e taxa de desemprego ; ii) Fim ou redução dos incentivos fiscais que atualmente são concedidos a empresa, o que comprometeria assim a rentabilidade do negócio ; iii) Elevada concorrência no setor de calçados.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI