Grendene

A Grendene é uma produtora de calçados detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Zizou. A empresa é possuidora de tecnologia proprietária exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A sua estrutura é composta por 11 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio com a sua logística de distribuição atingindo distribuidores e varejistas em todo território nacional e exterior. Seus produtos são negociados por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportação direta e subsidiárias no exterior, onde possui 60 mil pontos de venda além de possuir 65 mil no mercado brasileiro.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Modelo de produção flexível, já que a principal matéria-prima, o PVC é produzida na sua totalidade dentro da própria companhia, o que gera assim menor dependência de terceiros e consequentemente facilita num controle maior de suas margens ; ii) Perspectiva de melhora da economia para os próximos trimestres, o que vai alavancar suas vendas para o mercado interno iii)  Seus produtos são democráticos atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais, o que ajudou a empresa a amenizar as conseqüências da recente recessão econômica que atingiu principalmente as pessoas da classe C.; iv) Empresa adota o modelo fast fashion, ou seja, uma vez por trimestre a companhia lança coleções novas o que lhe permite alto giro em suas vendas, além de que competidores internacionais que atuam no mercado interno não praticam esse modelo, já que os calçados vindos da China por exemplo costumam levar tempo para serem consumidos, o que restringe o uso deste tipo de modelo, conferindo assim uma grande vantagem competitiva para a companhia ; v) A receita da empresa tem um mix interessante entre mercado interno e mercado externo, o que dilui os riscos referentes a crise econômica em nosso país, já que suas receitas podem ser parcialmente compensadas com as vendas voltadas para o exterior ; vi) A companhia adota uma política de rígido controle de custos e despesas ; viii) Alta capacidade de inovação e marketing ; ix) Sólida situação financeira.

Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Recuperação da economia abaixo do esperado, pois o setor de calçados é cíclico, e depende de variáveis como renda das pessoas e taxa de desemprego ; ii) Fim ou redução dos incentivos fiscais que atualmente são concedidos a empresa, o que comprometeria assim a rentabilidade do negócio ; iii) Elevada concorrência no setor de calçados.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

Papel: icone interrogacao
GRND3
Cotação: icone interrogacao
6.07 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
13/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Grendene
Min 52 semanas: icone interrogacao
5.93
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
5.476.111 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
7.70
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
902.160.000
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
9,37 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,49 icone historico
ROE: icone interrogacao
15.92 % icone historico
PSR: icone interrogacao
2,23 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
23.82 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
13,82 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
16.15 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.05 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
4.255.780 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
170.503 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
2.883.350 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
3.669.650 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.05 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
539.359 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
2.452.860 icone historico
EBIT: icone interrogacao
91.886 icone historico
EBIT: icone interrogacao
396.174 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
139.691 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
584.245 icone historico


Entre em contato conosco