A Gerdau é a maior produtora de aço no Brasil sendo uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas, além de ser uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Atualmente, a siderúrgica se encontra em 10 países diferentes com seu foco principal estando nas Américas. A empresa está presente em diversos segmentos da economia. Dentre os mais relevantes, está o setor automotivo com a companhia sendo a maior fornecedora mundial de aços especiais. Ainda está fortemente presente no segmento de construção civil, fornecendo desde vergalhões até pregos, treliças, chapas e perfis metálicos.
A receita da companhia é dividida nas seguintes divisões:
ON Brasil – Inclui as operações no Brasil (com exceção dos aços especiais) e a operação de minério de ferro também no Brasil.
ON América do Norte – Inclui todas as operações da América do Norte (Canadá, EUA e México) excluindo aços especiais, além da empresa de controle conjunto e a empresa coligada, ambas localizadas no México.
ON América do Sul – Inclui todas as operações na América do Sul (Argentina, Uruguai, Peru e Venezuela) excluindo as operações do Brasil, além da empresa de controle conjunto na República Dominicana e na Colômbia.
ON Aços Especiais – Inclui as operações de aços especiais tanto no Brasil quanto nos EUA.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Retomada da economia brasileira e mundial deve alavancar suas operações; ii) Boa diversificação de receitas, já que estão bem distribuídas entre mercado interno e externo; iii) Reestruturação operacional realizada nos últimos anos com a venda de ativos não estratégicos foi bem sucedida ; iv) Situação financeira confortável já que tem condições de honrar com o próprio caixa as amortizações nos próximos anos; v) Diversificação das receitas tende a proporcionar valor agregado aos clientes além de mitigar os riscos de concentração.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) A atual crise da pandemia do coronavírus tende a comprometer o desempenho operacional no curto prazo; ii) Boa parte da sua dívida onerosa está em moeda estrangeira o que compromete a sua lucratividade em caso de forte volatilidade no câmbio; iii) O setor siderúrgico tem característica cíclica ; iv) Elevada concorrência com os produtores nacionais e internacionais compromete as margens com a empresa tendo assim pouco flexibilidade ; v) Necessidade de elevados investimentos devido as características peculiares do setor faz com que as despesas com depreciação e amortização sejam elevadas.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI