Equatorial

A Equatorial é o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país em número de clientes.

Atualmente opera seis concessionárias nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás, atendendo mais de 10 milhões de clientes.

A companhia ainda atua no setor de transmissão e recentemente entrou no setor de saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities do país, além de adquirir 100% das ações da Echoenergia S.A, iniciando assim novo capítulo no setor de renováveis e tornando-se efetivamente um player de atuação integrada no segmento de energia.

A empresa tem como modelo de negócio a expansão inorgânica por meio da aquisição de outras empresas, se beneficiando da ampliação de concessões pelo país.

A Equatorial possui como um dos seus principais diferenciais competitivos a vasta experiência em identificar ativos com potencial de valorização significativo, além da capacidade de melhorar a eficiência das concessões adquiridas.

Por outro lado, devido a sua agressiva atuação em aquisição de novos ativos, seu nível de alavancagem é considerado alto frente a outros pares de mercado, com uma dívida líquida/Ebitda de aproximadamente 4,0 vezes.

Nos últimos anos a companhia buscou a diversificação de suas receitas com aquisições em setores de transmissão, geração de energia e saneamento.

Nossa expectativa é a de que a Equatorial siga obtendo sucesso nas recentes aquisições conquistadas entre elas a CELG, CEEE-D e CEA, devido ao sólido histórico na realização de turnaround em empresas estatais.

Nesse sentido, podemos citar como recentes casos de sucesso a aquisição nas concessões dos Estados do Piauí (adquirida em julho de 2018) e Alagoas (adquirida em dezembro de 2018), na qual em apenas 2 anos completos de atuação nesses Estados a Equatorial obteve reduções nos custos gerenciáveis entre -38% e -43% respectivamente.

Podemos citar ainda o caso da Celpa, distribuidora de energia elétrica do Pará, que foi adquirida em 2013, com a Equatorial em sete anos reduzindo as perdas totais de 35,9% da energia injetada.

Por último, seus múltiplos atuais estão elevados o que nos faz as ações da empresa não estar entre as favoritas para a Blue Chip Invest dentro do setor de energia elétrica.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em setores com fluxo de caixa previsível; ii) Sucesso nos processos de turnaround das empresas adquiridas; iii) Busca pela expansão no segmento de transmissão, que possue retornos maiores que outros segmentos de energia; iv) Habilidade em identificar ativos com potencial significativo; v) Atuação diversificada, mitigando assim os riscos de concentração ; vi) Detentora de companhias com monopólios regionais

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Uma eventual recessão econômica tende a comprometer o desempenho operacional; ii) Níveis de alavancagem superiores aos pares do setor; iii) Uma eventual elevação nas taxas de juros tende a comprometer seus resultados, já que boa parte da sua elevada dívida é atrelada ao CDI ; iv) Provisões serem maiores que o esperado, já que a empresa possui contingências bilionárias em algumas companhias adquiridas; v) Risco de aquisições caras que não gerem retorno esperado aos acionistas;

 

Papel: icone interrogacao
EQTL3
Cotação: icone interrogacao
33.60 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
23/02/2024
Empresa: icone interrogacao
Equatorial
Min 52 semanas: icone interrogacao
24.53
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
38.542.835 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
35.80
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.147.108.197
Data último balanço: icone interrogacao
30/09/2023
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
20,71 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,97 icone historico
ROE: icone interrogacao
9.51 % icone historico
PSR: icone interrogacao
1,02 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
4.94 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
4,66 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
21.95 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.31 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
98.775.400 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
45.185.100 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
23.859.900 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
19.573.900 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.31 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
10.361.500 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
37.656.500 icone historico
EBIT: icone interrogacao
2.501.650 icone historico
EBIT: icone interrogacao
8.264.940 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
720.023 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
1.861.310 icone historico


Entre em contato conosco