A Energias do Brasil é uma holding de um grupo de empresas que tem atuação nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica. No segmento de geração detém o controle de empreendimentos localizados em seis estados do país: Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pará, Amapá e Espírito Santo. No segmento de distribuição possui duas distribuidoras nos estados de São Paulo e Espírito Santo. No segmento de comercialização, negocia contratos de compra e venda de energia com clientes que estão em todo território nacional. No segmento de transmissão, a empresa possui 5 projetos totalizando 1.297 km de extensão. A receita da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Geração – Neste segmento a empresa detém investimentos na Enerpeixe S.A (60% do capital) que atua através da Usina Hidrelétrica Peixe Angical localizada no Rio Tocantins com capacidade instalada de 498,75 MW. Na Energest (100% do capital) que detém o ativo de geração de energia elétrica na UHE Mascarenhas com 198,0 MW localizado entre os municípios de Baixo Guandu/Aimorés no Estado do Espírito Santo. Na Lajeado Energia e Investco que opera a UHE Luís Eduardo Magalhães (55,86% do capital) localizada no Rio Tocantins, nos municípios de Lajeado e Miracema do Tocantins, no estado do Tocantins. No Porto do Pecém Geração de Energia (100% do capital) que opera a usina termelétrica Porto do Pecém I localizada no estado do Ceará e possui capacidade instalada de 720,274 MW. Na ECE Participações S.A e Companhia Energética do Jari (50% do capital) que explora as UHEs Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão, que possuem capacidade instalada de 329,9 MW e 219 MW respectivamente. Finalizando, possui participação na empresa de energia São Manoel que atua por meio da UHE São Manoel (33,33% do capital) localizada no Rio Pires que fica na divisa dos Estados do Pará e de Mato Grosso com capacidade instalada de 700 MW.
Distribuição – Detém a EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A (100% do capital) que possui uma base de 1,8 milhões de clientes atuando em 28 municípios localizados nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo. Além disso possui ainda a EDP Espírito Santo Distribuição de Energia S.A (100% do capital) que conta com 1,5 milhão de clientes, e atua em 70 municípios distribuídos por todo o Estado do Espírito Santo.
Comercialização – Possui investimentos na EDP Comercializadora (100% do capital), empresa que atua no mercado livre de energia , através da comercialização de energia das distribuidoras da companhia e no atendimento de consumidores livres no Brasil, tanto nas áreas de concessão das distribuidoras próprias, como também em outras áreas de concessão. Ainda possui a EDP Varejista (100% do capital) que atende clientes de menor porte, facilitando o desenvolvimento do mercado livre.
Transmissão – Em outubro de 2016 e em abril de 2017, a companhia venceu o leilão de todos os lotes de linhas de transmissão e de subestações para a construção e posterior operacionalização, localizados nos estados do Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dessa forma a empresa possui 1.441 km em projetos de transmissão, sendo 113 km em operação e o restante em fase de construção ou licenciamento. No total são previstos investimentos de R$ 3,5 bilhões no segmento de transmissão até 2022.
Serviços – Detentora de investimentos na EDP Grid Gestão de Redes Inteligentes de Distribuição S.A (EDP Grid) que entre as atividades desenvolvidas destacam se: a prestação e exploração de serviços de telecomunicações; a elaboração de projetos civil e eletromecânico de rede de energia de Alta, Média e Baixa Tensão; a prestação de serviços de monitoramento e manutenção de Sistemas de Automação, Telecomunicações, Medição, Iluminação Pública, ornamental e outros; a realização de projetos, execução e comissionamento de microgeração de energia a partir de fontes renováveis, comercialização de soluções e prestação de serviços de instalação, monitoramento e manutenção de sistemas em funcionamento; a realização de serviços de diagnósticos energéticos; o desenvolvimento de projetos de eficiência energética, instalação e comercialização de equipamentos para eficiência energética bem como prestação de serviços de monitoramento e manutenção de sistemas em funcionamento; e a prestação de serviços de consultoria em eficiência energética. A EDP Soluções atua na prestação de serviços de energia, fundamentalmente focada em projetos elétricos, projetos de eficiência energética, geração distribuída e redes elétricas inteligentes.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Localização privilegiada das suas distribuidoras, já que atuam em regiões de forte atividade econômica; ii) Investimentos na área de transmissão e de geração, que levarão a maior diversificação de suas receitas, mitigando ainda mais os riscos ; iii) Elevados padrões de governança corporativa, já que a empresa faz parte do segmento denominado Novo Mercado da B3; iv) Melhora da atividade econômica, o que tende a alavancar seus resultados, já que haverá maior consumo de energia ; v) Maturação dos investimentos feitos em projetos de geração e transmissão de energia elétrica que irão colaborar para aumentar suas receitas, além de expandir as margens; vi) Capacidade de execução, já que a empresa apresentou números resilientes, mesmo no cenário de crise econômica que prevaleceu nos últimos anos ; vii) Aquisição de participação na Celesc, que consolidará a empresa como uma das maiores distribuidoras do país de gestão privada.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Interferência do estado no setor ; ii) Eventual enfraquecimento da atividade econômica, o que levaria a uma menor demanda por energia ; iii) Presença forte no segmento de distribuição, deixando-a bastante exposta aos preços de energia elétrica no mercado à vista ; iv) Exposição ao risco pluviométrico, que pode afetar o segmento de geração da companhia, devido a falta de chuvas.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI