A EcoRodovias foi fundada em 1997 com o objetivo de atuar na administração de corredores de importação e exportação e em eixos turísticos relevantes. Essa estratégia vem se refletindo nas concessões operadas pela Companhia desde então.
A partir de 2012, a Empresa passou a atuar no setor portuário adquirindo o antigo Complexo Tecondi que, na época da compra, era o quinto maior terminal de contêineres do Brasil. Atualmente, a EcoRodovias é uma das principais companhias de infraestrutura logística no Brasil, operando 11 concessões de rodovias e um terminal portuário, com atuação em 8 estados.
As atividades da Ecorodovias são realizadas através de 11 concessões que estão localizadas em 8 estados de grande importância econômica.
A empresa arrematou 5 das suas concessões em leilões nos últimos anos na qual busca oportunidades em trechos com fluxo de veículos consistentes e com potencial de crescimento. Entretanto a empresa já afirmou que estará mais seletiva em leilões nos próximos anos.
Além disso, a companhia atua ainda no Ecoporto Santos que possui uma área de exploração de 170 mil m2 na região de Porto de Santos por meio de operações portuárias, manuseio e armazenamento de cargas.
As suas receitas são compostas por aproximadamente 90% das concessões rodoviárias e os outros 10% dos serviços portuários e de logística.
O setor da companhia é altamente regulado de forma que o governo (concedente) possui discricionaridade para determinar os editais de licitação com os termos que desejar. Sendo assim existe a possibilidade de que os investimentos adicionais de retorno financeiro não comprovados sejam necessários em funções de decisões unilaterais.
Em relação aos números dos últimos anos, entre 2020 a 2023 a receita teve forte expansão saindo de R$ 4,0 bilhões (2020) e indo para R$ 8,8 bilhões (2023) e alguns fatores podem explicar isso como: i) aumento no tráfego das suas rodovias ; ii) reajuste tarifário nas suas rodovias ; iii) novos arremates em leilões feitos pelo governo o que levou a expansão das suas rodovias, etc...
Já o Ebit teve bom crescimento no mesmo período considerado porém não fora na mesma proporção da receita na qual saiu de R$ 1,6 bilhões (2020) e foi para R$ 2,9 bilhões (2023). Entre os fatores que podem explicar isso estão os investimentos feitos pela empresa na qual ainda não houve a maturação dos mesmos.
No entanto, um ponto negativo que chama a atenção é o forte crescimento da sua dívida bruta que em igual período de comparação foi de R$ 18,2 bilhões (2023) ante R$ 8,5 bilhões (2020) o que nos leva a concluir que a empresa possui forte dependência de capital de terceiros para alavancar suas operações, sendo assim uma característica peculiar do setor de atuação da empresa, porém seu nível de alavancagem está bem mais alto de empresas do mesmo setor como a CCR Rodovias, ou seja, um aumento na selic tende a pressionar bastante os resultados da empresa ainda mais que seus investimentos não estão maturados conforme dito acima, razão estas que podem ter sido um dos motivos para a forte queda recente de suas ações já que a tendência é de novos aumentos na taxa de juros (selic).
Contudo apesar do forte aumento no seu nível de endividamento, a lucratividade da Ecorodovias vem crescendo nos últimos anos na qual passou de um prejuízo de R$ 424,0 milhões (2020) para lucro líquido de R$ 569,6 milhões (2023), o que demonstra assim a boa gestão da companhia mesmo em um cenário adverso de aumento nos juros.
A companhia é altamente dependente da atividade econômica em que num cenário de força na economia doméstica os resultados são impulsionados seja pelo aumento no tráfego nas suas rodovias ou queda da taxa de juros que tende a pressionar menos seu resultado. Logo como estamos passando por um processo de enfraquecimento na atividade via aumento na selic temos recomendação de Manutenção nas suas ações (ECOR3).
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI