A Cyrela está entre as maiores incorporadoras do país, tendo atuação principalmente no segmento de alta renda e luxo. Possui mais de 50 anos de experiência e atua em todas as etapas do negócio, seja de forma independente ou através de parcerias na incorporação, construção, venda e prestação de serviços. A construtora controla ainda a Cyrela Urbanismo, com foco em projetos completos para classe média, a Living, que atua no segmento super econômico e a Vivaz que atua em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Atualmente a companhia possui presença em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A receita líquida da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Produtos Cyrela – Neste segmento estão os empreendimentos definidos pela Comissão de Lançamentos como alto padrão e luxo, tanto da controladora como das “ joint ventures “.
Produtos Living e MCMV – Nesta unidade de negócio estão os empreendimentos definidos pela Comissão de Lançamentos como “ Living “ ou “ Minha Casa, Minha Vida “, tanto da controladora como das “ joint ventures “.
Demais – Nesta linha estão as atividades de loteamento e as prestações de serviços, que são os serviços de administração da carteira de recebíveis de alguns sócios, corretagem de vendas, e a administração de construções e condomínios.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Queda na dívida líquida ; ii) Retomada da atividade econômica deverá alavancar suas vendas, já que a renda da população irá crescer ; iii) Foco nos segmentos de alto e médio padrão que são menos dependentes das condições de financiamento ; iv) Aumento da participação nos projetos e obras.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Retração da atividade econômica comprometeria suas vendas ; ii) Bastante concentrada em São Paulo ; iii) Seus múltiplos estão supervalorizados ; iv) Suas ações estão sendo negociadas acima do preço – justo encontrado pela nossa consultoria.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI