Siderúrgica Nacional

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que começou sua operação em 1946, foi a primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, tendo desempenhado papel importante na industrialização brasileira. Em 1993, o governo vendeu a participação de 91% que detinha na empresa, abrindo espaço para uma fase longa de expansão nos negócios dela. Desde 2009, a companhia passou a atuar no setor de cimento como forma de rentabilizar a escória de sua produção de aço bruto e, nos últimos anos, vem expandindo seus investimentos também na área de geração de energia elétrica na busca pela autossuficiência. 

A receita da companhia é dividida nos seguintes negócios:

Siderurgia – Inclui os seguintes produtos: Produtos Laminados a Quente, Produtos Laminados a Frio, Produtos Galvanizados, Folhas Metálicas para Embalagens e Perfis Metálicos, ou seja, produtos derivados dos aços planos e aços longos.

Mineração – Responsável pela extração do minério de ferro pelo qual se obtém produtos granulados que possuem altos teores de ferro e granulometria entre 50,0 e 6,3 mm, produtos sinder feed que também possuem altos teores de ferro com distribuição granulométrica entre 6,3 e 0,15 mm, e pellet feed que é submetido a um processo de pelotização para que seja aglomerado antes de ser adicionado aos fornos de redução.

Demais – Composto pelos seguintes negócios, Logística, Cimento e Energia.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Retomada da economia brasileira e mundial deve alavancar suas operações; ii) Perspectivas favoráveis quanto a redução do seu elevado endividamento através do IPO da mineração e alienação de ativos não estratégicos; iii) Perspectivas positivas para o setor de mineração diante da manutenção da alta demanda chinesa ; iv) Sinergia operacional, pois a empresa atua em toda cadeia da produção de aço (desde a mineração até a atividade siderúrgica) ; v) Diversificação do portfólio, pois atua em diversos tipos de aços planos, além de aços longos e venda de minério de ferro.

Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) A atual crise da pandemia do coronavírus tende a comprometer o desempenho operacional no curto prazo;  ii) Boa parte da sua dívida onerosa está em moeda estrangeira o que compromete a sua lucratividade em caso de forte volatilidade no câmbio;  iii) O setor siderúrgico tem característica cíclica ;  iv) Desaceleração na China retrai a demanda pelos seus produtos além de pressionar seus preços;  v) Nível de endividamento bastante elevado, sendo o mais alto dentre as principais empresas do setor.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

Papel: icone interrogacao
CSNA3
Cotação: icone interrogacao
13.00 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
20/06/2024
Empresa: icone interrogacao
Siderúrgica Nacional
Min 52 semanas: icone interrogacao
10.88
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
17.239.221 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
19.66
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
1.326.093.947
Data último balanço: icone interrogacao
31/03/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
932,40 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
1,00 icone historico
ROE: icone interrogacao
0.11 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,39 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
0.04 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
2,86 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
13.77 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.68 icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
91.843.400 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
46.388.300 icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
32.517.000 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
17.297.400 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
2.68 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
9.712.990 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
43.832.300 icone historico
EBIT: icone interrogacao
785.607 icone historico
EBIT: icone interrogacao
6.033.570 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
-589.701 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
18.489 icone historico


Entre em contato conosco