A Copasa é uma companhia de saneamento de esgosto e abastecimento de água do estado de Minas Gerais. Atualmente a empresa possui 640 concessões de água e 310 de esgotamento com 632 e 269 respectivamente estando em operação.
A companhia detém 640 concessões de água e 309 concessões de esgoto sendo a mais importante a do município de Belo Horizinte que vence em 2032. A empresa tem 10 concessões que representam aproximadamente 50% da sua receita líquida.
No presente momento, os reservatórios do sistema Paraobepa possuem 73% do seu nível máximo o que representa uma queda de 17% em relação ao 2T23 e 3T23. Tal redução se deve a suspensão da captação de água do rio Paraobepa após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho. A queda no nível da água pode causar racionamento e queda nas receitas e lucros. Além desse risco, o risco da regulação também é bastante presente já que reajustes tarifários e marcos regulatórios também podem afetar o operacional da empresa
O reajuste nas tarifas com base na inflação e o monopólio nas regiões onde atua com serviço prestado sendo essencial para a população permitem uma alta previsibilidade nos resultados de fluxo de caixa da empresa.
Em sua composição acionária 50,03% das ações ordinárias pertencem ao Estado de Minas Gerais sendo que em novembro de 2023 o governador do estado propôs a federalização das estatais incluindo a Copasa para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União de aproximadamente R$ 160 bilhões.
Diante do bom histórico operacional e dos planos estratégicos e corpo executivo da empresa temos uma visão POSITIVA para as ações da empresa.
Pontos Positivos: I) Alta previsibilidade no Fluxo de caixa ; II) Histórico sólido de pagamento de dividendos ; III) Elevado nível de rating e IV) Possibilidade de privatização
Pontos negativos: I) Sujeita a regulamentação de órgãos públicos ; II) Elevada participação do estado na composição acionária ; III) Sujeita a problemas hidrológicos que podem comprometer a performance operacional e IV) Setor posui alto grau de rigidez para ampliação do mercado
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI