A Copel (Companhia Paranaense de Energia) atua nos segmentos de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, além de atuar em telecomunicações. Atualmente, a companhia atende diretamente 4,6 milhões de unidades consumidoras que estão situadas em 395 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados). A Copel detém 43 usinas próprias (17 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas), opera 1 usina hidrelétrica em regime de cotas e tem participação em outros 11 empreendimentos de geração de energia (1 térmica, 6 hidrelétricas e 4 parques eólicos) em operação, totalizando uma capacidade instalada de 6.294 MW ajustados a participação da companhia. Além disso, estão sendo construídos outro parque eólico e 2 usinas hidrelétricas. Para transmitir e distribuir a energia gerada, a companhia conta com 6.615 km de linhas de transmissão e 198.374 km de linhas de distribuição, sendo a terceira maior distribuidora do Brasil. A receita da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Geração – Opera 35 usinas próprias e detém participação de outras dez usinas, sendo 21 hidrelétricas, 22 eólicas e 2 termelétricas, com capacidade instalada total de 5.828,0 MW e garantia física de 2.15,7 MW médios.
Transmissão – Possui propriedade integral e participa de concessões de transmissão em operação, correspondente a 6.628 km de linhas de transmissão, com potência de transformação de suas subestações na ordem de 14.974 MVA.
Distribuição – Fornece distribuição de energia elétrica para 394 dos 399 municípios do Estado do Paraná e um em Santa Catarina (Porto União), o que corresponde a 1.113 localidades e 4.637.804 unidades consumidoras de energia elétrica. A companhia ainda atende parcialmente os municípios de Guarapuava e Coronel Vivida com seu sistema de distribuição de energia elétrica.
Comercialização – Atua com compra e venda de energia e prestação de serviços no Mercado Livre de Energia. Em somente dois anos de existência, já se posiciona entre as grandes empresas do mercado contando com uma carteira de mais de 520 clientes em 14 Estados brasileiros.
Gás – Possui atuação na distribuição de gás natural através da Companhia Paranaense de Gás – Compagas, empresa detentora dos direitos exclusivos de fornecimento de gás canalizado no Estado do Paraná. Possui como clientes as indústrias, postos de combustíveis, outros negócios e residências e o Plano Termoelétrico de Araucária.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em todos os segmentos do setor de energia elétrica (distribuição, geração e transmissão) o que proporciona assim diversificação de ativos; ii) Perspectiva de continuidade na evolução dos seus números ; iii)Melhora da atividade econômica alavancará seus resultados, já que haverá maior consumo de energia ; iv) Maturação das usinas de geração construídas nos últimos anos que irão colaborar para aumentar suas receitas além de expandir as margens.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Ingerência do estado na gestão ; ii) Eventual enfraquecimento da atividade econômica, o que levaria a uma menor demanda por energia ; iii) Possíveis mudanças regulatórias feitas pelo governo no setor elétrico ; iv) O segmento de distribuição ainda continua sendo ineficiente quando comparado aos principais pares ; v) Exposição ao risco pluviométrico que pode afetar o segmento de geração da companhia devido a falta de chuvas.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI