A CPFL Energia é uma holding que através das suas subsidiárias atua em toda cadeia do mercado de energia elétrica, distribuindo, gerando e comercializando energia. A companhia é o maior player privado do setor elétrico no Brasil possuindo 100 anos de história. A CPFL Energia atua em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais estando presente nos principais pólos econômicos e industriais do país. A receita da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Distribuição – As quatro subsidiárias de distribuição abrangem áreas de concessão que incluem 687 municípios e uma população de 22 milhões de pessoas.
Geração Convencional e Renovável – Detém participações societárias em oito usinas hidrelétricas: Serra da Mesa, Monte Claro, Barra Grande, Campos Novos, Luiz Eduardo Magalhães-Lajeado, Castro Alves, 14 de Julho e Foz do Chapecó. Além disso, possui 2 usinas termoelétricas e 10 pequenas centrais hidrelétricas. A partir de 2017, passou a relatar dentro desse segmento as atividades de 2 ativos de transmissão detidos pela CPFL Geração, CPFL Piracicaba e CPFL Morro Agudo. Concentra ainda as atividades de geração de energia por meio de fontes renováveis através da participação na subsidiária indireta CPFL Renováveis que opera usinas eólicas, termoelétricas movidas à Biomassa, e 40 das 50 pequenas centrais hidrelétricas.
Comercialização – Realiza operações de compra e venda de eletricidade a consumidores livres, e a outras companhias de geração e comercialização e instalações de distribuição.
Serviços – Realiza atividades de prestação de serviços relacionados à eletricidade, como design de projeto e construção.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em todos os segmentos do setor de energia elétrica (distribuição, geração e transmissão) o que proporciona assim diversificação de ativos; ii) Perspectiva de continuidade na evolução dos seus números ; iii) Elevados padrões de governança corporativa já que a empresa faz parte do segmento denominado Novo Mercado da B3; iv) Melhora da atividade econômica o que tende a alavancar seus resultados, já que haverá maior consumo de energia ; v) Maturação dos investimentos feitos em projetos de geração e transmissão de energia elétrica que irão colaborar para aumentar suas receitas, além de expandir as margens.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Interferência do estado no setor ; ii) Eventual enfraquecimento da atividade econômica, o que levaria a uma menor demanda por energia ; iii) Presença forte no segmento de distribuição deixando-a bastante exposta aos preços de energia elétrica no mercado à vista ; iv) Exposição ao risco pluviométrico, que pode afetar o segmento de geração da companhia, devido a falta de chuvas.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI