A Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. é uma empresa do setor elétrico brasilero, controlada pelo Estado de Santa Catarina, que detém 50,2% das ações ordinárias da companhia, o que corresponde a 20,2% do total de ações da empresa.
A Celesc apresentou um crescimento de 17,4% na receita líquida desde 2020 representando assim um crescimento de aproximadamente 5,8% ao ano não estando muito distante da inflação com o ápice desta rubrica sendo entre 2021 e 2022, ou seja, a empresa registrou queda no faturamento deste então nos últimos trimestres em um estado (Santa Catarina) considerado um dos maiores de renda per capita do país o que prova falha na gestão quanto a arrecadação. Isso pode demonstrar alguma penalização por parte da ANEEL quanto aos pré-requisitos que deveriam ser cumpridos.
No entanto o Ebit (Lucro Operacional) no mesmo período de comparação teve comportamento diferente apresentando resultados crescentes sendo 2023 o melhor ano em termos de valores deste item. A provável penalização da ANEEL que refletiu na sua receita pode ter levado a empresa a fazer uma reestruturação nas suas operações o que levou a este bom comportamento do lucro operacional.
Contudo seu nível de endividamento teve um aumento considerável saindo de R$ 1,9 bilhões em 2020 para R$ 3,2 bilhões em 2023 o que pode ser explicado por alguns fatores como: investimento em novos projetos, reestruturação feita nas suas operações que levou a busca maior por investimentos em processos, etc...
O lucro líquido teve um comportamento instável apesar de apresentar crescimento na mesma base comparativa, o que pode ser explicado pelo aumento do endividamento que levou a maiores despesas com juros resultando nessa instabilidade.
Diante do exposto acima temos uma visão NEUTRA para a s ações da empresa (CLSC4), pois o aumento do endividamento ainda não converteu em maiores níveis de lucratividade para a Celesc até porque são investimentos que geralmente possuem retornos mais a longo prazo.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.