A companhia surgiu em 1995 quando uma série de grandes bancos e a Visa Internacional resolveram se unir para criar a Companhia Brasileira de Meio de Pagamentos que veio a se transforma na Cielo no final de 2009. No momento, a companhia opera as bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club Internacional, JCB (Japan Credit Bureau), Elo e outras bandeiras de menor circulação. Além da atuação internacional, a Cielo tem participação em diversas empresas que atuam na cadeia de processamento de pagamentos.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Sinergias com alguns de seus principais acionistas, Banco do Brasil e Bradesco; ii) Grande capilaridade por meio da sua rede de afiliados e do cartão Cielo ;iii) Boa posição em caixa para suportar a turbulência da atual crise que está deixando boa parte das atividades da economia paralisadas ; iv) Apesar da perda de market – share ainda possui posição de liderança no setor.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) Retração da atividade econômica compromete sua atuação, devido a alta correlação entre suas atividades e a economia interna ; ii) Seus próximos resultados devem ficar pressionados com o agravamento da crise da pandemia do coronavírus ; iii) Perda de market – share e de margens devido ao aumento da concorrência no setor ; iv) As recentes reduções nas taxas de juros irão prejudicar as receitas de antecipação de recebíveis já que são proporcionais à taxa básica de juros.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI