Grazziotin

A Grazziotin atua no comércio varejista, nos ramos de vestuário e utilidades domésticas, com lojas localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação de varejo da companhia é composta pelas redes Grazziotin, Por Menos, Tottal, e Franco Giorgi. Além dessas, as empresas Centro Shopping, Grato Agropecuária, Grazziotin Financiadora, e Floresta Grazziotin também fazem parte do controle do grupo.

Rede Grazziotin – Essa unidade de negócio se caracteriza por ser uma loja voltada para o vestuário, decoração para casa, e auto-serviço com volume de produtos de preços baixos, e crediário facilitado na qual visa a busca constante de novos clientes procurando assim satisfazê-los e com isso fidelizá-los. 

Tottal – Essa unidade de negócio busca se destacar em comercializar produtos de utilidades para o lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho, com direcionamento para que tais produtos tenham qualidade e preços competitivos.

Pormenos – Segmento voltado para o varejo popular pelo qual tem como principal alvo, as mulheres que compram para toda família. Comercializa uma variedade de produtos, com estes atuando nos segmentos de linha íntima, confecções, calçados, cama, mesa e banho.

Franco Giorgi – Unidade de negócio que visa comercializar produtos da moda marsculina pelos quais procura garantir qualidade, conforto, estilo e tendência.

Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Localização em cidades pequenas em sua maioria, o que leva a companhia a não concorrer com as grandes varejistas ii) Gestão altamente profissional e comprometida, o que tem levado a empresa a obter bons resultados mesmo em épocas de crise econômica ; iii) Sólida situação financeira ; iv)  Múltiplos da empresa tem razoável desconto em relação aos pares do setor; v) Suas lojas possuem localização próximas aos seus centros de distribuição, fazendo com que o custo logístico seja reduzido e com isso suas margens sejam favorecidas.

Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Empresa atua em área bastante delimitada, somente na região Sul, fazendo assim com que suas operações tenham o risco aumentado, já que em caso de uma crise econômica na sua área de atuação, esta não poderá ser compensada com a atuação em outras regiões ; ii) Boa parte das ações da empresa estão nas mãos da família Grazziotin ou de fundos de investimento, o que reduz consideravelmente a liquidez em bolsa ;iii) Consideramos em nossa análise que a varejista terá uma política mais agressiva de investimento com a retomada da economia, o que pode levar a empresa a financiar tais investimentos com recursos próprios e com isso haja uma queda em sua lucratividade, pois nesse caso as aplicações financeiras que colaboraram de forma decisiva com a boa performance do lucro nos últimos anos da empresa teria que ser sacrificada

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI

 

Papel: icone interrogacao
CGRA4
Cotação: icone interrogacao
26.65 icone historico
Tipo: icone interrogacao
PN
Data última cotação: icone interrogacao
23/02/2024
Empresa: icone interrogacao
Grazziotin
Min 52 semanas: icone interrogacao
25.21
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
517.039 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
31.30
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
19.401.122
Data último balanço: icone interrogacao
30/09/2023
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
6,02 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
0,59 icone historico
ROE: icone interrogacao
9.80 % icone historico
PSR: icone interrogacao
0,77 icone historico
Margem Líquida: icone interrogacao
12.81 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
6,38 icone historico
Margem Ebit: icone interrogacao
12.09 % icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
-- xx -- icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
1.209.590 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
521.558 icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
875.781 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.00 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
148.732 icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
670.290 icone historico
EBIT: icone interrogacao
7707 icone historico
EBIT: icone interrogacao
81.046 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
11.490 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
85.833 icone historico


Entre em contato conosco