O Grupo Grazziotin S.A é uma empresa brasileira que atua no comércio varejista, com quatro redes de lojas, uma financiadora, um shopping e uma empresa do ramo agropecuário, além de atuar no reflorestamento.
O grupo é dono das redes Grazziotin, Franco Giorgi, PorMenos e Tottal Casa & Conforto. Desde 2004 a Grazziotin atua como financiadora, oferecendo financiamento a partir de duas linhas de crédito.
O grande diferencial da Grazziotin é a sua presença consolidada no Sul o que gera reconhecimento regional além de não possuir dívida onerosa permitindo assim enfrentar melhor os cenários adversos.
Porém, apesar desses diferenciais os resultados da companhia vem oscilando bastante nos últimos trimestres que pode ser explicado em parte pelo cenário macro desafiador que o país vem enfrentando com o atual nível da selic atingindo o maior patamar dos últimos 20 anos. Diante disso, a empresa está enfrentando desafios de crescimento, com sinais de estagnação ou queda de lucratividade, apesar de melhorias em trimestres específicos.
Além disso, a Grazziotin vem enfrentando a concorrência com marcas tradicionais e novos canais já que estas devido a sua escala possuem diferenciais como: i) Poder de compra superior com seus fornecedores; ii) Escala logística em que há centros de distribuição automatizados, frete otimizado e contratos logísticos com grandes players que reduzem custo por unidade e; iii) Escala impulsiona digitalização na qual grandes varejistas com a base de clientes cadastrados conseguem fazer ofertas personalizadas, otimizar estoques e melhorar o crédito próprio.
Enquanto as grandes varejistas de moda investem pesado em coleções, omnichannel, CRM e digitalização, a Grazziotin ainda tem um modelo muito baseado em lojas físicas regionais e crédito próprio.
A Grazziotin apresentou um crescimento de 61,9% na receita líquida desde 2020 representando assim aproximadamente 15,5% ao ano sendo impulsionadas pelos seguintes fatores: i) Recuperação gradual do consumo pós-pandemia; ii) Expansão controlada do número de lojas em que a empresa manteve uma estratégia conservadora de expansão, mas ainda assim abriu novas unidades em cidades médias do Sul e reformou parte do parque existente e; iii) Inflação e repasse de preços
O Ebit (Lucro Operacional) no mesmo período de comparação apresentou crescimento ainda maior (91,1%), porém há de considerar que o item teve variações bruscas tendo atingido seu ápice no acumulado dos 12 meses do 1T22 quando atingiu R$ 138,7 milhões. No entanto, vale frisar que houve ganhos de margens na comparação dos dois anos (2020 e 2024) isolados devido a: i) Recomposição de margens pós-pandemia; ii) Melhor gestão de estoques e mix de produtos e; iii) Aumento da produtividade das lojas através de fechamento de unidades menos rentáveis e abertura de lojas menores e mais eficientes. As oscilações nas margens ao longo dos trimestres do intervalo considerado 2020 a 2024 se deve a alta da selic diminuindo assim a capacidade de pagamento do cliente com alguns destes trimestres tendo impacto maior na provisão para inadimplência.
No entanto seu nível de endividamento é algo que a empresa tem mais de positivo já que atualmente possui dívida bruta zerada o que colabora para ter resultados financeiros positivos já que há sobra de caixa para aplicações financeiras.
Tais oscilações no Ebit levou a mesma situação no nível de lucratividade que apesar de ter crescido no período mencionado (2020 a 2024) apresentou variações bruscas em seu resultado final.
Diante do exposto acima, apesar da sólida situação financeira da empresa e dos múltiplos descontados em relação aos grandes players acreditamos que a atual cotação da companhia já reflete boa parte desse desconto tendo em vista o risco maior da varejista em relação as grandes marcas pois estas estão mais avançadas em relação a digitalização dos seus processos além de possuírem maior escala operacional. Dessa forma, nossa recomendação é de MANUTENÇÃO para as ações da Grazziotin (CGRA4).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.