A companhia é uma petroquímica criada em 2002 para atuar no mercado de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e PVC). Surgiu com a compra da Copene pela Odebrecht e pelo Grupo Mariani no ano anterior. Atualmente, a companhia é líder em seu mercado nas Américas e se firmou como a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos. Atualmente, a empresa conta com 40 unidades produtivas, sendo 29 delas no Brasil e conta com uma equipe composta por 8 mil colaboradores. Suas ações são listadas em três bolsas de valores: B3 (Brasil), NYSE (EUA) e Latibex (Espanha).
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Diversificação da matriz energética por meio de acesso a matérias-primas competitivas (aquisição nos EUA e projetos na América Latina com o uso de gás natural) ; ii) Projeto Etileno no México, na qual foi finalizado no 2T16 e possui margens bem maiores do que os outros negócios da empresa, o que contribuirá para a melhora das margens da companhia ; iii) Acordo de leniência assinado com autoridades no Brasil, Estados Unidos e Suíça no âmbito da operação Lava Jato, na qual a companhia se comprometeu a pagar US$ 957 milhões, montante este já provisionado no resultado e no balanço patrimonial da companhia, o que a princípio deixa a companhia livre de futuras penalidades com relação a esta operação ; iv) A Petrobrás já sinalizou que pretender vender sua fatia de 36% na petroquímica, o que uma vez acontecendo pode adicionar valor aos acionistas, já que a empresa deixaria de ter uma ingerência estatal em seu controle.
Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Grande sujeição as cotações do petróleo já que a sua principal matéria-prima, a nafta é derivada desta commodity.; ii) Setor de atuação da empresa é bastante cíclico, onde um desaquecimento da economia compromete suas operações ; iii) Alguns processos que não foi constituída provisão devido a possibilidade remota de perda segundo advogados da companhia, podem sofrer decisões desfavoráveis, o que obrigaria a empresa a desembolsar quantias substanciais ; iv) - A companhia tem grande dependência de um único fornecedor (Petrobrás) para as suas necessidades de nafta, etano, propano e propeno.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI