A Bradespar surgiu através de uma cisão do Banco Bradesco em março de 2000. Na ocasião, o objetivo era que a nova empresa passasse a deter participações em companhias não financeiras. Atualmente, as participações da Bradespar estão concentradas na Valepar/Vale e na CPFL Energia.
Por ser uma companhia de investimentos, a Bradespar tem sua receita originada do resultado de equivalência patrimonial, que inclui dividendos e juros sobre capital próprio recebidos da Vale, dividendos e juros sobre capital próprio recebidos da CPFL e ganhos realizados na alienação de seus investimentos.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Expectativa de sólido crescimento na Vale do Rio Doce devido as diversas iniciativas implementadas pela mineradora somada ainda com a tendência de continuidade no avanço da economia chinesa, o que deve favorecer bastante a performance financeira da Bradespar ; ii) Bom histórico de pagamento de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio; iii) A expectativa de contínua melhora nos indicadores econômicos deve favorecer os ativos em que a empresa está posicionada ; iv) Renovação no último dia 14/08 do programa de Recompra de 10.870.000 de ações de emissão da companhia, o que é um sinalização de que suas ações estão atualmente com preço convidativo ; v) O pagamento da State Grid que virá com a compra da CPFL Energia irá eliminar a dívida líquida da Bradespar, o que a colocará em situação financeira bastante confortável.
Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Baixa Diversificação dos seus investimentos, na qual praticamente está todo concentrado nos ativos da Vale do Rio Doce, o que coloca a empresa com um risco maior do que as suas outras holdings não financeiras; ii) Desempenho de curto prazo das suas ações pode se descolar das ações da sua principal investida, a Vale do Rio Doce ;iii) Possíveis novas provisões relacionadas ao desastre na Samarco, o que afetaria a Vale do Rio Doce e consequentemente a performance da holding ; iv) Redução da demanda e preço em relação minério de ferro que pelo mesmo motivo citado anteriormente, afetaria o desempenho da companhia.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Instrução CVM 598/2018, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.
Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI