A Blau é uma indústria farmacêutica que possui a liderança no segmento institucional. Possui um portfólio de medicamentos de alta complexidade focando em segmentos relevantes tais como: hematologia, oncologia, nefrologia, especialidades, antibióticos, além de diversas classes terapêuticas. A Empresa está presente em seis países (Brasil, Argentina, Colômbia, EUA, Uruguai e Peru) possuindo 4 unidades de negócios: Biológicos, Oncológicos, Especialidades e Outros.
As perspectivas para o mercado de atuação da Blau são favoráveis devido a tendência de envelhecimento da população. Além disso, a empresa tem uma estratégia que consideramos acertada de investimento em P&D (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) já que possibilita seu crescimento futuro.
No entanto, as ações da empresa (BLAU3) vem sendo penalizadas nos últimos meses em razão de seus resultados trimestrais virem pressionados devido as perdas com variação cambial e altas despesas relacionadas a itens como P&D.
Seus principais pontos positivos são: 1) Posição destacada no segmento institucional de medicamentos de alta complexidade ; 2) Possui um portfólio de medicamentos essenciais para hospitais ; 3) Perspectiva de demanda crescente por medicamentos biológicos e oncológicos ; 4) Investimento em P&D (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) o que facilita crescimento sustentável ; 5) Capacidade produtiva em larga escala, possibilitando assim maior eficiência e flexibilidade operacional; 6) Tendência de envelhecimento da população gerando perspectivas favoráveis para seu mercado de atuação.
Em relação aos pontos negativos/riscos destacamos os seguintes: 1) Possível cenário de escassez de matéria-prima tendem a afetar o desempenho da companhia; 2) Possível burocracia no registro de medicamentos; 3) Mudanças no cenário competitivo do setor de atuação podem comprometer o desempenho da companhia; 4) Cenário atual é marcado por dificuldades logísticas.